Por O Dia
Rio - A Guarda Municipal começa a fiscalizar o trânsito por meio de câmeras, nesta segunda-feira, em todo o entorno do Largo do Machado, na Zona Sul. Este é o quarto ponto da cidade a contar com o sistema de monitoramento em tempo real para coibir o estacionamento irregular, o que compromete a circulação e segurança de pedestres, além de interferir na fluidez do trânsito. O projeto já foi implantado na Autoestrada Lagoa-Barra, nos acessos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e no entorno da Rodoviária Novo Rio.

O sistema, implantado por meio da CET-Rio e da Coordenadoria de Monitoramento da Cidade, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Seop), será operado pela Guarda Municipal em seu Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova. O serviço permite que guardas municipais devidamente capacitados acompanhem o trânsito em tempo real e, observadas eventuais irregularidades cometidas no tráfego, multem os infratores por meio de identificação da placa.


Assim como nos pontos anteriores, antes do início da atividade no Largo do Machado, será instalada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) sinalização específica, alertando para a videofiscalização. Além disso, será feita no local campanha informativa e de conscientização, com a distribuição de panfletos.


O monitoramento começou no dia 29 de abril nos dois sentidos da Autoestrada Engenheiro Fernando MacDowell (Lagoa-Barra), no trecho próximo ao Túnel Zuzu Angel, em São Conrado, e na Avenida General Olímpio Mourão Filho, resultando em 413 veículos multados em um mês de operação. Também contam com o serviço os acessos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador (desde setembro de 2018), e o entorno da Rodoviária Novo Rio, em Santo Cristo (desde março deste ano). Ao todo, já foram infracionados nessas três áreas 4.317 veículos por estacionamento em locais proibidos: calçadas, pontos de táxi, faixas de pedestres, entre outros.