Moradores conseguiram mais de 5 mil assinaturas para conseguir micro-ônibus na comunidade - Divulgação / Digão Lima
Moradores conseguiram mais de 5 mil assinaturas para conseguir micro-ônibus na comunidadeDivulgação / Digão Lima
Por O Dia
Rio - Moradores da comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, recolheram mais de 5 mil assinaturas para cobrar ações da Prefeitura sobre o acesso à Avenida Niemeyer, após a interdição. A via foi fechada na terça-feira, por risco de deslizamento, e o trajeto até o Leblon está prejudicado. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que não haverá ônibus gratuito.
A via, que liga o bairro do Leblon a São Conrado, está interditada por conta de pelo menos três deslizamentos ocorridos nos últimos meses. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Vidigal, Marcio de Faria, de 47 anos, o transporte na comunidade está sendo feito por vans licenciadas e mototáxis.
Publicidade
"O pessoal das vans voltou a circular do Vidigal até o Leblon, o que ameniza um pouco a situação. Mas tem um limite até (a estação de metrô) Jardim de Allah. Quando não está chovendo a gente ajeita, quando chove, piora."
Com as assinaturas, os moradores pretendem conseguir microônibus gratuitos para fazer o trajeto do Vidigal até o Leblon. Em nota, a SMTR informou que estuda alternativas para a circulação no local e reiterou que o trajeto será pago. 
Publicidade
Veja na íntegra:
A Secretaria Municipal de Transportes informa que está estudando, com celeridade, alternativas para mitigar os impactos para moradores da região que dependem do transporte público, levando em consideração o deslocamento seguro da população. Ressalta, ainda, que o contrato com os consórcios operadores do serviço de ônibus não prevê a execução de serviços sem custos. É importante destacar que o fechamento da via foi resultante de uma decisão judicial e devido a interdição total da Avenida Niemeyer, em ambos os sentidos, as 13 linhas de ônibus municipais e uma linha de van, cadastradas na SMTR, estão executando o trajeto pela Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell (Lagoa-Barra). Qualquer nova informação sobre o caso será divulgada em momento oportuno.