Rio - Aglomeracao de casa e pessoas na Comunidade do Vidigal. Foto: Daniel Castelo Branco - Daniel Castelo Branco / Arquivo / Ag
Rio - Aglomeracao de casa e pessoas na Comunidade do Vidigal. Foto: Daniel Castelo BrancoDaniel Castelo Branco / Arquivo / Ag
Por O Dia
Rio - As sirenes das 103 áreas de alto risco geológico do Rio foram acionadas na tarde desta segunda-feira após a forte chuva que atingiu algumas regiões do Rio. Uma das áreas mais atingidas foi a Rocinha e o Vidigal, em São Conrado, mas a Defesa Civil municipal informou que o acionamento das sirenes tem caráter preventivo e não de desocupação.
Técnicos da Defesa Civil seguem monitorando, pelo Centro de Operações Rio, a evolução da frente fria na cidade. "O aviso também foi disparado via SMS para os cadastrados no serviço – que é gratuito, bastando enviar o CEP para o número 40199", disse o órgão em nota.

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários das comunidades, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores.
Publicidade
A frente fria que chega ao Rio provocou chuva forte na Zona Sul da cidade na tarde desta segunda-feira. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), houve chuva com essa intensidade na Rocinha, no Vidigal e no Jardim Botânico, entre 13h30 e 14h, e choveu moderado em bairros como Alto da Boa Vista, Grota Funda e Barra, na região da Zona Oeste. Ventos fortes também foram registrados.
Também choveu de forma moderada em outros pontos do Rio, como no Centro e na Zona Norte. As mais atingidas foram o bairro de São Cristóvão e Saúde. Segundo o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura do Rio, o litoral da cidade tem chuva forte e um novo núcleo de chuva se forma na Zona Norte do Rio, podendo ocasionar chuva forte de forma rápida.