Beltrame chegou à Cidade da Polícia acompanhado de dois advogados - Gilvan de Souza / Agência O Dia
Beltrame chegou à Cidade da Polícia acompanhado de dois advogadosGilvan de Souza / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO
Rio - O ex-secretário de Segurança José Mariano Beltrame presta depoimento na Delegacia Especial de Crimes Contra a Fazenda (Delfaz), na tarde desta quarta-feira, na ação que investiga uma compra milionária de armas e equipamentos para as polícias Civil e Militar na época em que ele era secretário. Beltrame chegou à Delfaz, na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio, pouco depois das 12h, acompanhado de dois advogados. Ele, que foi cumprimentado por apenas alguns policiais, disse que não iria falar com a imprensa, deixando o local por volta das 14h30.
Beltrame virou alvo de uma investigação da Polícia Civil, que identificou que armas compradas na época em que ele era secretário de Sérgio Cabral (2007 a 2014) estavam com problemas. O contrato de compra do armamento foi de R$ 6 milhões.
Publicidade
"É muito triste ver um ex-secretário, idealizador da Cidade da Policia, aqui. Ele mandava nisso tudo e agora está sentado no banco de uma especializada para prestar esclarecimentos de um inquérito", disse um delegado, que pediu anonimato.
Beltrame prestou depoimento por cerca de três horas. Ao sair da Delfaz, o ex-secretário não quis falar. Seus advogados disseram que “os esclarecimentos foram dados nos autos (do inquérito)”. Representantes da empresa Taurus, vendedora das armas, também serão ouvidos pela especializada.
Publicidade
Segundo a delegada Tercia Amoedo, o inquérito foi instaurado após uma requisição do Ministério Público do estado. O objetivo do inquérito é apurar a comercialização de armas defeituosas pelas forças de segurança no período em que Beltrame foi secretário. Ainda de acordo com a delegada, as investigações estão no início e ainda não se apura o crime de fraudes na licitação do armamento. Outros gestores da ex Secretaria de Segurança serão ouvidos.
Beltrame não falou com a imprensa - Gilvan de Souza / Agência O Dia
Publicidade
CARABINAS POR FUZIS
De acordo com apuração do DIA, em 2008, Beltrame autorizou a compra de cerca de mil carabinas Taurus FAMAE CT-30 e pouco mais de 500 pistolas. O armamento foi empregado em larga escala substituindo a utilização de fuzis nos batalhões da Polícia Militar. As armas foram usadas na ocupação do Complexo do Alemão, em junho de 2007.
Publicidade
Um policial que está na apuração do caso afirmou que a princípio "não haveria irregularidades, fraudes ou desvios de verbas nesse contrato firmado pela Secretaria de Segurança".

Ainda segundo o agente, o objetivo do inquérito — instaurado neste ano — é apurar os problemas apresentados pelas armas compradas na gestão do ex-secretário e se esses equipamentos eram inadequados. Ou seja, o inquérito na Delfaz é para apurar a parte técnica das armas e os problemas que elas causaram".

"Todos os agentes públicos que participaram desta licitação serão ouvidos. O Beltrame será ouvido porque ele era secretário à época", disse uma pessoa ligada à investigação.
Ex-secretário presta depoimento na Delegacia Especial de Crimes Contra a Fazenda - Gilvan de Souza / Agência O Dia