Casa foi abandonada há quinze dias em Engenho de Dentro - Divulgação / Subsecretaria de de Bem Estar Animal (SUBEM)
Casa foi abandonada há quinze dias em Engenho de DentroDivulgação / Subsecretaria de de Bem Estar Animal (SUBEM)
Por O Dia
Rio - Doze cães que estavam morrendo de inanição após serem abandonados em uma residência sem água e comida foram resgatados nesta quarta-feira, no Engenho de Dentro na Zona Norte do Rio. A ação foi realizada pela Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) apoiada pela Delegacia de Proteção e Meio Ambiente (DPMA) e pelo resgatista Randel Silva.
O veterinário da subsecretaria, Hélio Pradera, disse que a situação do local era catastrófica: "Encontramos quatro animais já mortos, sendo que um foi vítima de canibalismo pelos outros que estavam passando fome. É uma situação que mesmo nesses anos todos de secretaria, nesses quarenta anos de profissão, eu nunca tinha visto", conta. 
Publicidade
O resgatista Randel Silva falou sobre oque viu: "Foi um verdadeiro cenário de horror. Ao abrir a porta e ver os olhinhos deles de desespero me destruiu. O primeiro que peguei era o mais debilitado. Eu sentia nos meus braços todos seus ossinhos. Não pudi conter as lágrimas. A vontade era de sair correndo com ele para uma clínica, mas os outros que estavam lá também precisavam de mim. Foi um dia difícil e muito exaustivo. Mas, mesmo não me aguentando em pé, fiquei até o fim e tirei desde primeiro ao último cão. Sou resgatista já atuei em centenas ou até milhares de resgates, mas esse foi um dos piores. O estado dos cães me abalou física e emocionalmente", afirmou.
A pasta informou que o local havia sido abandonado pela proprietária há cerca de quinze dias. Os agentes foram acionados por moradores que denunciaram a situação do local. Além dos animais resgatados subnutridos, cinco outros cães já foram encontrados mortos. Todos o cães estavam desidratados e foram encaminhados para o Abrigo Noel Rosa e Casa de Lázaro, ONGs que se dispuseram a receber esses animais.
Publicidade
De Janeiro a Maio de 2019, a SUBEM recebeu cerca de 1900 chamados pelo 1746.
Cerca de 400 animais foram resgatados ao longo desse ano, vítimas de abandono e maus-tratos.
 

Galeria de Fotos

Casa foi abandonada há quinze dias em Engenho de Dentro Divulgação / Subsecretaria de de Bem Estar Animal (SUBEM)
Casa foi abandonada há quinze dias em Engenho de Dentro Divulgação / Subsecretaria de de Bem Estar Animal (SUBEM)
Animais estavam desidratados e morrendo por inanição Divulgação / Subsecretaria de de Bem Estar Animal (SUBEM)
Animais estavam desidratados e morrendo por inanição Divulgação / Subsecretaria de de Bem Estar Animal (SUBEM)