Geraldo Luís diz que Ufa na Lapa gera transtornos ao comércio - Renan Schuindt
Geraldo Luís diz que Ufa na Lapa gera transtornos ao comércioRenan Schuindt
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Um dos lugares mais visitados por cariocas e turistas, a Lapa está entre os bairros do Rio que foram contemplados com uma Unidade Fornecedora de Alívio (UFA), como são conhecidos os mictórios instalados pela prefeitura a partir de 2014. Mas aquilo que veio para sanar um problema, causado pela falta de educação, tem gerado um desconforto maior. Mau cheiro, acúmulo de urina e entupimento são alguns dos embaraços. Glória e Largo do Machado não contam mais com o equipamento. Na Central do Brasil, onde também havia uma UFA, a reportagem de O DIA encontrou um depósito delas a céu aberto.

Cercada por pontos turísticos, a UFA da Lapa está em péssimas condições. Em frente a ela fica o bar onde Geraldo Luís dos Santos trabalha como gerente. Segundo ele, o mau odor tem sido motivo de muitas reclamações. "Estamos afastados e, mesmo assim, dá para sentir esse cheiro desagradável", diz.

Já o taxista Elder de Amorim desembarcou e foi direto para a UFA. Segundo ele, a instalação é uma boa medida, mas poderia oferecer mais privacidade. "É uma mão na roda, ainda mais pra quem trabalha atrás do volante", disse o motorista.

Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, a cidade do Rio conta com 26 UFAs. Apesar disso, a pasta não soube precisar suas localizações. Em nota, a secretaria informou que as UFAs ainda estão sob avaliação. Ainda de acordo com a pasta, "as UFAs têm servido como abrigos para usuários de drogas e praticantes de furtos. Já as que estavam inoperantes foram recolhidas e aguardam decisão no depósito".

 

Você pode gostar
Comentários