Tonéis com produtos químicos no laboratório do tráfico na Maré - Reprodução vídeo / Divulgação
Tonéis com produtos químicos no laboratório do tráfico na MaréReprodução vídeo / Divulgação
Por O Dia
Rio - Policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC), com o auxílio dos animais farejadores, estouraram um laboratório do tráfico localizado em uma casa no Complexo da Maré. Além do BAC, também participaram da ação os batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq), que acontece nas Vilas dos Pinheiros e do João e na Salsa e Merengue. Um policial e um suspeito foram baleados em confronto.
Publicidade
No local, tonéis, prensas, produtos químicos para manipulação de drogas, farto material entorpecente e duas armas de fogo foram apreendidos. Já policiais do Choque entraram em confronto com traficantes e um suspeito acabou baleado. Foram apreendidos ao menos quatro pistolas, um fuzil, carregadores, rádios transmissores e drogas.
Publicidade
No início da manhã, moradores relataram intensos nas favelas da Maré. "Gente, tomei um susto vindo na clinica da família e o caveirão passou por mim. Nem tava sabendo que tava tendo operação (sic)", disse uma moradora da Maré. Uma outra mulher que mora na região relatou que estava saindo para o trabalho quando começou o tiroteio. "Saí pra trabalhar bem no momento, ainda bem que consegui entrar numa casa porque a bala tava voando, melhor que cada um fique em suas casas! Livramento de Deus (sic)", contou. Os relatos foram postados na página "Maré Vive".
Moradores também relataram nas redes sociais que estão tendo suas casas invadidas por policiais e cães para revistas sem autorização. Procurada, a Polícia Militar disse às 16h30 que até então não houve registro de denúncias na PM sobre a ação dos policiais na operação.
Publicidade
Foram apreendidos um revólver e uma pistola. Além disso, as equipes localizaram um laboratório do tráfico com tonéis, prensas, produtos químicos próprios para manipulação das drogas e material entorpecente ainda não contabilizado. A ação continua.

O subtenente baleado em uma das mãos foi socorrido no Hospital Federal de Bonsucesso. O policial de 45 anos foi atendido, medicado, feito curativo e liberado.
Material apreendido pelo Choque na Maré. Um suspeito foi baleado em confronto - Divulgação
Publicidade
Operações em outras favelas do Rio e Baixada
A Polícia Militar também realizou operações em outras favelas do Rio e da Baixada Fluminense nesta terça-feira. Na capital, policiais do 9º BPM fazem uma ação no Morro Faz Quem Quer, em Rocha Miranda.
Na Baixada Fluminense, policiais do 39º BPM estão em operação na comunidade Parque Floresta, em Belford Roxo. Já o 15º BPM está na Favela Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Não há balanço destas ações.