André Luiz do Castro Silva foi encontrado pela polícia escondido em uma casa em Marechal Hermes - Divulgação
André Luiz do Castro Silva foi encontrado pela polícia escondido em uma casa em Marechal HermesDivulgação
Por RAFAEL NASCIMENTO
Rio - Um homem acusado de matar a mulher a golpes de machado foi preso nesta terça-feira pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) em Marechal Hermes, na Zona Norte, após informações passadas ao Disque-Denúncia. Em abril, André Luiz do Castro Silva, conhecido como Cocão, espancou Thamara Michele Ferreira, 22 anos, que possuía um retardo mental moderado, até ela ficar desacordada. Achando que ela estivesse morta, ele atingiu a vítima com o instrumento e depois enterrou o corpo no alto do Morro do Dezoito, em Água Santa, onde o casal morava. Thamara deixa um filho de sete meses. 
"Fomos verificar uma informação que recebemos do Disque-Denúncia e a equipe conseguiu encontrá-lo escondido em uma residência em Marechal Hermes. Ele e a mãe estavam se preparando para fugir desse local. A prisão dele é importantíssima para que ele revele onde estão os restos mortais da Thamara para que ela tenha um enterro digno”, disse a delegada Ellen Souto.
Publicidade

Galeria de Fotos

André Luiz do Castro Silva foi encontrado pela polícia escondido em uma casa em Marechal Hermes Divulgação
Para delegada Ellen Souto, prisão é importante para que André Luiz do Castro Silva revele onde estão os restos mortais da Thamara Divulgação
Thamara foi morta a golpes de machado por companheiro e enterrada no alto do Morro do Dezoito Arquivo pessoal
Cocão matou companheiras a golpes de machado e enterrou corpo no Morro do Dezoito. Ele é procurado pela polícia Divulgação
André teve a prisão temporária decretada pela Justiça na última sexta-feira. As investigações apontam que Thamara sofria frequentemente agressões por parte de Cocão. Em abril do ano passado, a vítima chegou a pedir uma medida protetiva por conta dos sucessivos espancamentos. No final do ano, grávida de nove meses, foi brutalmente e teve o rosto desfigurado. A mulher abandonou a casa e foi morar com a mãe em Realengo, na Zona Norte.
Publicidade
Entretanto, ele conseguiu convencer a jovem de que teria "mudado" e fazer com que Thamara retornasse para a comunidade do Dezoito. Em fevereiro, a família perdeu contato com ela e começou a procurá-la. O caso foi registrado mês passado na DDPA. 
Uma testemunha foi crucial para desvendar o crime. Ela narra que Cocão admitiu ter espancado Thamara, que ficou desacordada. Após achar que estivesse morta, deu vários golpes de machado e enterrou o corpo n no alto do Morro do Dezoito. Ameaçado de morte pelo tráfico, no qual atuava como "olheiro", deixou o local e estaria escondido em Parada de Lucas. 
Publicidade
Thamara foi morta a golpes de machado por companheiro e enterrada no alto do Morro do Dezoito - Arquivo pessoal
"André narrou para uma pessoa que é testemunha e era vizinha do casal no Morro do Dezoito que passou a madrugada inteira agredindo a jovem, que perdeu a consciência. Achando que ela havia morrido, ele deu várias machadada nela — o que causou a morte. Na noite do dia 26 ele enterra o corpo no alto do morro e no dia 27 pela manhã é visto fugindo da favela. Ele sabia que não podia matar ninguém na comunidade sem o aval do chefe do tráfico. Com a morte da Thamara, ele foi jurado de morte lá na comunidade, já que vida se pagar com vida. É importante a prisão para que ele nos indique o local exato onde o corpo da Thamires foi enterrado. A mãe pede que os restos mortais da vítima seja encontrado para que ela tenha um enterro digno", disse a delegada Elen Souto, titular da DDPA.
Publicidade
A DDPA pediu à Justiça e foi decretada a prisão temporária de André "Cocão" por homicídio triplamente qualificado, por não ter dado direito de defesa à vítima e por motivo torpe, além do crime de feminícidio.