Drogas foram encontradas em comida que seria servida para preso - Divulgação / Seap
Drogas foram encontradas em comida que seria servida para presoDivulgação / Seap
Por O Dia
Rio - Inspetores da Penitenciária Gabriel Castilho, no Complexo Penitenciário de Gericinó, encontraram cerca de 260 gramas de haxixe em uma quentinha que seria servida a um preso nesta quarta-feira. A mulher que levou a comida foi presa no local. 
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o material foi encontrado durante a operação "Bloqueio". O objetivo da ação é impedir que visitantes de internos burlem as regras de segurança. O registro de ocorrência foi feito na delegacia local. A visitante havia apresentado um atestado de gravidez, antes de ser presa, para não passar pelo scanner corporal.
Publicidade
A Seap informou ainda que três operações foram iniciadas este ano com a finalidade de encontrar material irregular nas unidades e impedir a entrada desses objetos por meio de visitantes: “Asfixia”, “Iscariotes” e “Bloqueio”. Todas as operações são realizadas pelo próprio corpo funcional da Seap.
A operação "Bloqueio” já prendeu 33 pessoas tentando entrar com drogas e celulares em cadeias. Nesta ação, já foram presas pessoas tentando arremessar drogas e celulares para dentro da unidades; mulher forjando gravidez para não passar no Scanner; entre outros casos.
Publicidade
Na ação batizada de Iscariotes dez inspetores penitenciários foram flagrados tentando entrar com objetos proibidos nas cadeias. Os casos estão sendo apurados pela Corregedoria e podem ter pena máxima de demissão. No mesmo período do ano passado, não houve registro de servidor realizando este tipo de crime.
Já na operação Asfixia, realizada pelos próprios inspetores penitenciários, de Janeiro a Maio deste ano, 5.339 celulares. No mesmo período do ano passado, apenas 3.756 aparelhos foram encontrados.