Autarquia de Serviços de Obras de Maricá concluiu procedimento para aquisição das estacas-prancha que servirão para proteger o trecho urbanizado contra ressacas Divulgação
Por O Dia
Rio - As obras de urbanização da orla da praia de Itaipuaçu na antiga Avenida Beira Mar, cujo nome oficial é Allan Bueno Guapyassu de Sá, seguem acontecendo. Equipes da Autarquia de Serviços de Obras (SOMAR) atuam em vários pontos. A Somar já concluiu o procedimento inicial para aquisição das estacas-prancha que servirão para prevenir e proteger o trecho urbanizado contra possíveis ressacas.

As estacas-prancha são cortinas de contenção formadas por perfis metálicos que serão cravados a uma profundidade de até 12 metros onde a faixa de areia é pequena. As estacas-prancha formam uma contenção impermeável e serão essenciais para proteger tanto o calçadão quanto a pavimentação das movimentações da marés que podem ocasionar em grandes ressacas.


“Esse tipo de material é o mesmo utilizado em obras deste tipo no mundo inteiro. Chegamos a essa solução após o estudo dos impactos das marés que podem provocar ressacas na orla. Todo o trecho onde será colocado o material está mapeado”, afirma o presidente da Somar, Renato Machado.

A urbanização da orla compreende uma via principal terá cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia (com 2,30 metros de largura), além de iluminação.

O material é o mesmo utilizado em terminais portuários. A utilização de estacas prancha oferece vantagens comparadas a outras soluções. O processo é "limpo" já que há escavação de terra e transporte de concreto e, em consequência, sem agredir o meio-ambiente.