Publicado 12/07/2019 12:19 | Atualizado 12/07/2019 14:36
Rio - Dois jacarés foram flagrados dentro de um valão na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta quinta-feira. Os animais foram filmados por um morador da região que se espantou com o tamanho dos bichos e a presença deles no local.
Apesar do susto, a Cidade de Deus fica na região de Jacarepaguá, também na Zona Oeste, onde esses animais aparecem com frequência. O biólogo Mário Moscatelli explica que aquela área é repleta de jacarés e quem os avistar não deve se aproximar. "As pessoas devem deixar o animal em paz, porque ele já está vivendo em uma situação critica, de estresse, dentro de um valão", conta.
A orientação dada pelo biólogo para quem se depara com essa situação é chamar o Corpo de Bombeiros ou o Instituto Jacaré. A entidade conta com o trabalho do Dr. Ricardo Freitas, que participa dos resgates dos répteis e os leva para a lagoa mais próxima. "Apesar dos resgates, sempre tem a possibilidade deles voltarem para os valões por causa da interferência humana. Eles seguem correntes de esgoto e param no mesmo lugar", explica.
Segundo Freitas, uma vez que o jacaré encontra um ambiente com alimento, abrigo e condições climáticas boas, ele acaba ficando no lugar, mesmo sendo um canal poluído. Devido as áreas naturais da cidade que abrigam esses animais serem cercadas pela população, eles acabam tendo contato com humanos.
*Estagiária com supervisão de Adriano Araujo
Comentários