Operação do COE na Maré tem intenso tiroteio e relatos de baleados

Um suspeito morreu em confronto com o Bope e um segundo ficou ferido. Relatos de tiros começaram ainda na noite de ontem e se estenderam pela madrugada; há denúncias de abusos cometidos por policiais

Por O Dia

'Caveirão' em rua de favela do Complexo da Maré
'Caveirão' em rua de favela do Complexo da Maré -
Rio - Policiais do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, que inclui o Bope, BAC, Choque e o Grupamento Aeromóvel (GAM), realizam uma operação desde as primeiras hora da manhã desta terça-feira na Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré. Entretanto, moradores relatam tiroteio em diversas favelas da região e que pessoas foram baleadas. Ação teve um morto, um baleado e três presos.
Segundo a Polícia Militar, houve confronto entre o Bope e criminosos na Vila dos Pinheiros, e um homem suspeito acabou morto e outro foi ferido. Ainda de acordo com a corporação, com ele foi apreendido um fuzil AK-47 e farta quantidade de drogas. Também foram apreendidos carregadores, uma granada, um rádio transmissor, 57 munições e três mil cigarros de maconha.
Confronto entre Bope e criminosos terminou com um morto na Maré - Divulgação
Quem vive na Maré relata que os tiros começaram ainda na noite de ontem e se estenderam pela madrugada, do Parque União até a Vila dos Pinheiros. "Mais um dia de operação. Infelizmente só quem sofre são os moradores que não pode nem sair de casa, mas um dia sem aula. Que Deus nos ajude", escreveu uma moradora, através da página Maré Vive, que avisa moradores sobre os tiros.
"Principal da Vila nos tivemos que nos jogar no chão. Eles não estão de brincadeira. Estão sitiando a favela", disse uma outra moradora, em resposta a uma pessoa que perguntou se era seguro o marido sair.
Também há informações de abusos cometidos por policiais no conjunto de favelas. "Informações de pessoas baleadas na UPA, bala vira e mexe voando pela Vila do João, Pinheiro e Salsa, CAVEIRÕES BAQUEANDO TUDO do Parque União até a o Conjunto Esperança. ATIVIDADE TOTAL! POLICIAIS ENCAPUZADOS E ENTRANDO EM CASAS na Baixa do Sapateiro e Morro do Timbau", escreveu a Maré Vive.
A Polícia Militar não retornou à reportagem sobre as denúncias. 
Muita gente não conseguiu sair para trabalhar e os pais também não levaram os filhos para as escolas, que retornaram essa semana as aulas. "Agora é assim, sem hora pra começar e sem hora pra acabar. Interferindo na rotina de quem trabalha e das crianças como minha filha que amam estudar e estão empolgadas com o retorno das aulas. Mas precisam ficar trancafiadas em casa. Quanto os adultos, precisam orar antes de sair porque se faltar amanhã tem outro no teu lugar com as tuas funções. Inadmissível. Mas temos que engolir a seco diariamente essa situação toda! Difícil digerir", escreveu também uma moradora.
Confira o balanço da operação divulgado pela Polícia Militar:
- Três homens presos
- Dois suspeitos socorridos
- Duas pistolas apreendidas
- Uma granada apreendida 
- Dois rádios comunicadores apreendidos
- Três carregadores de pistolas apreendidos
- Um Fuzil AK-47
- Um carregador de AK-47
- 57 munições
- 3 mil cigarros de maconha
- 12 tabletes de maconha de 150,00
- 40 sacolés de maconha
- Três quilos de cocaína
- Uma mochila contendo drogas (à contabilizar )
 
 
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

'Caveirão' em rua de favela do Complexo da Maré WhatsApp O DIA (98762-8248)
Confronto entre Bope e criminosos terminou com um morto na Maré Divulgação

Comentários