Centro cirúrgico foi inaugurado nesta segunda-feira e vai oferecer vagas para castração - Divulgação/Prefeitura do Rio
Centro cirúrgico foi inaugurado nesta segunda-feira e vai oferecer vagas para castraçãoDivulgação/Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio - A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) vai aumentar o número de castrações de cães e gatos a partir desta segunda-feira com a inauguração do centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Serão mil vagas a mais.
O agendamento é presencial e cada pessoa tem direito a inscrever três animais. De acordo com a subsecretária da Subvisa, Márcia Rolim, a expectativa é castrar dez mil animais até o fim do ano.
Publicidade
"Com a ampliação de vagas, até o fim do ano vamos castrar cerca de dez mil animais, mais do que os 9.215 castrados em dois anos e meio”, estima a secretária. Sabemos da realidade dessa área de Santa Cruz, que tem a maior densidade de animais do Rio. Precisamos trazer esses serviços da Prefeitura", explica a secretária.
Segundo a pasta, a castração faz parte das ações de prevenção de riscos à saúde pública, além de diminuir a ansiedade e o estresse dos animais, contribuindo para a redução de doenças graves, como câncer e esporotricose. Ainda segundo a Subvisa, a cirurgia permite mais tempo de vida aos cães e gatos, menos gastos para seus donos e economias com ações de políticas públicas.
Publicidade
A prefeitura já oferece 1.200 vagas para castrações gratuitas no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão, na Zona Norte.
Serviço
Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman: rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/ipdf
Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho: rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/ipdf