RJ-200 - Divulgação
RJ-200Divulgação
Por O Dia
Rio - Com a finalidade de garantir mais segurança a motoristas e pedestres, o DER-RJ iniciou, no final de julho e no início deste mês agosto, mais uma etapa do cronograma de obras de sinalização em estradas estaduais. Quando concluído, esse novo pacote vai contemplar, ao todo, 408 Kms, em trechos das RJs 116, 125, 127, 155, 196 e 200. Até o final do ano, no entanto, as intervenções serão estendidas a outras rodovias do estado do Rio.

As ações de revitalização da sinalização horizontal e vertical das estradas fluminenses são consideradas peça-chave para o governo do estado atingir objetivos importantes, nos próximos anos, tais como o crescimento da economia fluminense e o desenvolvimento de municípios do interior. Neste ano, a primeira etapa do cronograma de melhorias aconteceu em março, com o início das obras, concluídas recentemente, na RJ-106. Desde então, outras rodovias vêm sendo contempladas, em várias regiões do estado.

As intervenções nas estradas englobam revitalização das faixas de eixo central e bordas de pistas, colocação de tachas refletivas e marcações em alto-relevo. Todas essas ações contribuem para a redução de acidentes. As tachas refletivas, por exemplo, são pequenas saliências que delimitam as faixas de rolamento. Já as novas marcações em alto-relevo permitem melhor visibilidade para os motoristas em momentos de chuva.

“A preocupação maior do DER tem que ser com a segurança da população. E, após anos sem investimento adequado em infraestrutura no estado, começamos a virar esse jogo. Ainda temos muita coisa para fazer. Vamos conseguir”, afirmou Uruan Cintra de Andrade, presidente do DER, acrescentando que, para garantir a segurança também dos operários do órgão, painéis móveis vêm sendo colocados, nas estradas, para informar a presença das equipes de trabalho.