Humberto Mota, Georgia Buffara, Sérgio Neves, Vanessa Reis, João Manuel, Vitor MoreiraVera Donato
Por O Dia
Rio - A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) promoveu, nesta quarta-feira, o ciclo de palestras 'Transparência no Sistema de Saúde', uma realização da PGE em parceria com a Comissão de Estudos da Transparência Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o Instituto Bees of Love.
Na abertura do evento, que contou com a presença do Subprocurador-Geral do Estado, Sérgio Neves, a Procuradora-chefe da Procuradoria de Serviços de Saúde da PGE-RJ e membro da Comissão Estadual de Estudos da Transparência Pública da OAB, Vanessa Reis de Carvalho, fez um breve relato das etapas da criação do ciclo e a escolha dos palestrantes, e disse ter como missão pessoal "divulgar todas as boas práticas que estão sendo realizadas na área da saúde".
Publicidade
Na palestra "Processos de Implementação do Sistema de Transparência em Unidade Hospitalar", o Diretor-geral do Instituto Nacional do Coração (INC), João Manuel Pedroso, contou e explicou as diversas medidas que ele promoveu no INC, com o intuito de aumentar a transparência da instituição, como a formação da Comissão Permanente de Revisão de Materiais (CPRM); a implementação da Política de Integridade e a criação do Manual de Conduta Ética do INC.

"A transparência é o melhor antídoto contra a corrupção. Pois ela é um importante mecanismo indutor para que os gestores públicos ajam com responsabilidade", disse.
Com a palestra 'Transparência e Ética Médica', o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e Membro do Comitê Estadual de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Vitor Moreira Lima, encerrou a programação  falando sobre o dever jurídico do médico e explicou como se aplica diversos artigos do Código de Ética Médica (Cem).
Publicidade
"O Cem é uma Lei e tudo o que está sendo legislado ou está sendo ‘descoberto’ já está contemplado nessa legislação fabulosa. O Código de Ética Médica já foi, inclusive, copiado por Sistemas de Saúde Internacionais", disse Lima.
A coordenadora do Instituto Bees of Love, Georgia Buffara, finalizou o evento dizendo que o instituto existe para dar atenção ao que é do bem.