Jorge: internado na Posse - Reprodução/Internet
Jorge: internado na PosseReprodução/Internet
Por Thuany Dossares
Rio - Policiais da 58ª DP (Posse) investigam o desaparecimento do pintor Jorge Nascimento de Oliveira, de 46 anos. O homem estava internado na Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e sumiu na madrugada do último dia 5.

Familiares de Jorge contaram que ele chegou na unidade de saúde de ambulância no último dia primeiro, apresentando um quadro de tuberculose, e foi internado numa área de isolamento. "Ele estava doente há um tempo, estava fazendo o tratamento, mas só piorava, sempre ia parar em UPAs. Ele deu entrada no Hospital da Posse no domingo e fomos visitá-lo na segunda e na terça. Na sexta, quando retornamos, fomos notificados que ele havia saído do hospital", explicou a sobrinha do paciente, Andreza Oliveira.

Segundo os parentes do pintor, o hospital narrou para eles que na madrugada do dia 4 para o dia 5, por volta das 3h, Jorge saiu a revelia da unidade de saúde. Entretanto, o homem saiu sem assinar nenhum documento. Ainda de acordo com os familiares, o diretor do Hospital da Posse teria dito que no prontuário de Jorge havia a notificação de que ele já havia tentado retirar os acessos venosos por duas vezes.

"Meu tio estava internado, com acessos. Eu só quero saber como ele saiu assim sem ninguém ver. De fato ele estava se queixando que não aguentava mais ficar tanto tempo deitado. O diretor disse que iria buscar nas câmeras do hospital o momento da saída dele", disse Andreza.

Ao saber do desaparecimento no dia 6, quando chegaram para a visita, a família do paciente chegou a procurar a 58ª DP, mas, segundo a mesma, foram informados por agentes que deveriam primeiro fazer uma queixa na Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, como já era noite de sexta-feira, os parentes só conseguiram ir na secretaria na última segunda (09).

Jorge era morador de Austin, em Nova Iguaçu. "Meu tio estava muito debilitado, inchado. Já procuramos em todos os lugares de Nova Iguaçu, hospitais, IML, também estamos andando nas ruas procurando por notícias", finalizou a sobrinha.

Quem tiver informações a respeito do paradeiro do pintor pode ligar para o Disque-Denúncia através do número 2253-1177.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu esclareceu que o paciente Jorge Nascimento, de 46 anos, deixou o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) por conta própria no último dia 03 de setembro. Em nota, a assessoria ainda explicou que qualquer paciente adulto que não tenha limitação é orientado a continuar o tratamento, mas tem o livre arbítrio de deixar a unidade hospitalar sem precisar assinar termo de alta à revelia.
A secretaria informou ainda que o Hospital da Posse solicitou a empresa responsável pelo circuito interno de monitoramento do hospital as imagens e disponibilizou um carro para a família do paciente para ajudar a localizá-lo. Assistentes sociais da unidade estão acompanhando o caso e realizando contatos com outras unidades de saúde.