Por O Dia
Rio - Os homicídios dolosos apresentaram queda de 21%, com 744 mortes a menos nos primeiros oito meses do ano. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta quinta-feira, no acumulado desde janeiro, foram registradas 2.717 vítimas, o menor número para o período desde 2013. Em agosto, a redução do índice foi de 12%, com 318 vítimas, o menor valor para o mês desde 2013. Este também foi o segundo menor número de vítimas no ano.
Já a letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também diminuiu em agosto: 11% em relação ao mesmo mês de 2018 e 4%, quando comparado com julho deste ano. No acumulado de 2019, houve uma queda de 13%, com 4.074 mortes registradas, ou 625 vítimas a menos em comparação ao ano anterior, segundo o ISP.

O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) apresentou o menor número de vítimas para o mês de agosto desde 1991: seis. Na soma de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte nos oito primeiros meses do ano, foi registrada uma redução de 789 mortes no estado, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Publicidade
As mortes por intervenção de agente do Estado apresentaram queda de 3%, em relação a agosto do ano passado. Quando comparado com o mês de julho deste ano, a diminuição foi de 12%.

Roubo de carga registra o menor número em 11 meses

De acordo com o ISP, agosto teve ainda o menor número de roubo de cargas dos últimos 11 meses: 587 ocorrências, representando uma queda de 13% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês de julho de 2019, o recuo foi de 15%.


Os crimes contra o patrimônio também diminuíram.  Em agosto, os roubos de veículos registraram queda de 19% em relação ao mesmo mês de 2018. Em comparação a julho de 2019, a diminuição foi de 1%. Já os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular), recuaram 8% em agosto e, em relação a julho de 2019, 2%. O número de ocorrências registradas em agosto para os roubos de rua foi o segundo menor do ano.

Apreensão de fuzis bate recorde

Até agosto, as polícias Civil e Militar apreenderam 5.941 armas de fogo no estado este ano, ou seja, foi retirada das ruas, em média, uma arma de fogo por hora. No mesmo período, foram apreendidos 396 fuzis, cerca de dois por dia. A apreensão de fuzis dos oito primeiros meses deste ano é a maior para o período dos últimos 12 anos.