Evento em frente ao Museu do Amanhã terá circuito controlado para a instrução de usuários iniciantes de patinetes
 - Cléber Mendes
Evento em frente ao Museu do Amanhã terá circuito controlado para a instrução de usuários iniciantes de patinetes Cléber Mendes
Por O Dia

Rio - A Grow, dona das marcas de patinetes Grin e Yellow, realiza, na manhã de hoje, um evento na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio, para instruir usuários sobre o uso consciente desses veículos elétricos. A atividade marca o Dia Mundial sem Carro e vai acontecer, entre 8h e 13h, em frente ao Museu do Amanhã. Segundo a empresa, a ação tem o objetivo de esclarecer os usuários sobre o decreto municipal 46.181, de 2 de julho, que determina as normas para a utilização dos equipamentos na cidade.

Mesmo após a publicação do decreto no Diário Oficial do município, há mais de dois meses, a fiscalização do comportamento dos usuários, que é atribuição da Guarda Municipal, ainda não teve início. Dentre as proibições que constam no texto estão a circulação em calçadas, em dupla ou trio, transporte de qualquer tipo de carga ou bicho de estimação, velocidade acima de 20km/h e utilização por menores de 18 anos.

Na ação de hoje, um grupo de instrutores da Grow dará orientações quanto às regras de segurança e convivência no trânsito, além de realizar um 'quiz' educativo sobre a utilização correta das patinetes. Segundo a empresa, os usuários iniciantes poderão experimentar os equipamentos em um ambiente controlado que será montado no local. De acordo com a Grow, serão distribuídos cupons de desconto para as pessoas que participarem do circuito educativo.

"Além de provocar uma reflexão sobre a dependência do carro, a ideia é incentivar as pessoas a utilizar meios alternativos de deslocamento, que contribuam para desafogar o trânsito e melhorar a qualidade de vida nas cidades", explica Victor Bolonha, gerente de operações da Grow no Rio de Janeiro.

ACIDENTE NO CENTRO

Segundo a Guarda Municipal, ainda não há previsão para o início da fiscalização nas ruas. Enquanto isso, usuários continuam cometendo irregularidades na cidade, como o DIA publicou ontem. A reportagem citou o atropelamento de Ana Maria Benjamin, atingida na calçada, no Centro do Rio, na última quarta-feira. Ela fraturou a clavícula.

Conscientização

PASSEIO TURÍSTICO

O evento de hoje terá um passeio pelos pontos turísticos da Zona Portuária. Com duração de uma hora e meia, o percurso será guiado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, coordenador do programa Roteiros Geográficos do Rio. A concentração será às 9h, no Museu do Amanhã.
Publicidade
 
AÇÃO NA ORLA
Publicidade

Nos dias 28 e 29, a ação será na orla da Zona Sul, em parceria da Grow com a CET-Rio. Haverá circuito de experimentação de patinetes e 'quiz' educativo.

 

Você pode gostar
Comentários