24/07/2019 - ESPECIAL PAGINA 3 O DIA - Materia sobre cabelos estilosos e acessorios de cabelo. Modelos do projeto CriolIce. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
24/07/2019 - ESPECIAL PAGINA 3 O DIA - Materia sobre cabelos estilosos e acessorios de cabelo. Modelos do projeto CriolIce. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Engana-se quem acha que a moda só está relacionada às roupas. Ao contrário, as tendências também podem ser percebidas na cabeças das pessoas. Tanto que não é difícil cruzarmos com alguém com acessórios como lenços, bonés, toucas, turbantes, brincos e, claro, com os mais variados tipos de cabelos — encaracolados, lisos, crespos, coloridos, descoloridos. Famosos e anônimos usam e abusam para mudar o visual e até ditam tendência pelas ruas.

Segundo a consultora de imagem e estilo, Priscilla Muniz, usar acessórios de cabeça é uma forma de identidade. "Roupas e acessórios são formas de comunicação não verbal. Sem falar nada, demonstramos quem somos a partir do que usamos. Claro que essa visão do 'quem somos' pode ser equivocada senão sabemos o que cada tipo de roupa e acessório transmite. Até porque, ao olharmos para alguém, esse acessório é algo que chama atenção e com ele podemos expressar nossa personalidade", afirma.

Além dos acessórios, os cabelos também retratam personalidade. Eles se tornam tão marcantes a ponto da pessoa ser referência em função da cor, corte ou tipo de fios. Para Priscilla Muniz, é uma forma de evolução cultural e de aceitação. "Com certeza! E assumir essa identidade, querer se expressar através do seu corpo, das suas roupas, dos seus acessórios e cabelos é algo extremamente interessante. É a evolução da moda. Hoje a moda se adéqua ao indivíduo, e não o contrário. Com um mundo cada vez mais corrido, as pessoas querem se destacar. E não existe forma melhor de fazer isso do que expressando sua identidade através da sua roupa, acessórios e cabelo", destaca.

O que rola 'nas cabeças' é tão cultural que tribos podem ser 'reconhecidas' através delas. Não é regra, mas é perceptível que jogadores e funkeiros usam mais bonés, a touca é utilizada no meio do hip hop e rock, e os turbantes e lenços são vistos mais no samba. Um exemplo é o Projeto Criolice, em Madureira. Lá, a cultura negra é exaltada e seus frequentadores arrasam assumindo seus cabelos crespos, turbantes e lenços. "Acaba sendo mais ou menos isso, sim! Como moda é um elemento de comunicação, é compreensível que pessoas, que se reconhecem de alguma forma, também usem elementos de comunicação não verbal parecidos. Como o boné e colares em jogadores e funkeiros, e assim por diante", afirma a consultora de imagem e estilo Priscilla Muniz.

Mas quando o assunto é copiar o estilo dos famosos, a profissional pondera. Nem sempre o estilo deles se encaixa em qualquer pessoa. "Muita gente copia o estilo de um famoso, mas nem sempre é o ideal. Quando a pessoa não sabe identificar seu estilo, ela é influenciada por personalidades da mídia. E nem sempre o que aquela pessoa está usando combina com o estilo pessoal daquele indivíduo. Nem todo o corte de atriz ou ator fica bom em todo mundo, os acessórios usados por eles idem", adverte.

 

Você pode gostar
Comentários