Mais Lidas

Projeto oferece Oficina de Gírias com idosos e jovens

No Dia Internacional do Idoso, atividade promete divertir várias gerações, hoje

Por Waleska Borges

Lea Rodrigues, 69 anos, e Edmilson Almeida, 74 anos, se divertem com a ideia de aprender gírias usadas pelos jovens hoje em dia
Lea Rodrigues, 69 anos, e Edmilson Almeida, 74 anos, se divertem com a ideia de aprender gírias usadas pelos jovens hoje em dia -
Rio - Você está flopado? E aquele crush? Vai ficar pistola comigo? Se você não entendeu nenhuma dessas perguntas e tem mais 65 anos, não está sozinho. As gírias modernas são desconhecidas de uma patota supimpa que comemora, hoje, o Dia Internacional do Idoso. Para celebrar a data, será realizada a primeira edição do projeto ‘VôComVocê’, na Lagoa Rodrigo de Freitas, desenvolvido pela plataforma social ‘Atados’, que realiza ações ligadas à causa da valorização dos idosos.

Voluntários vão realizar atividades lúdicas com 26 idosos, entre 70 e 83 anos, que vivem em abrigos da organização Amor e Vida, em Realengo e Santa Cruz. Uma das atividades será a oficina de gírias, em que jovens vão aprender expressões mais antigas, como ‘supimpa’, e ensinar as mais atuais, como ‘deu match’.

Avó de adolescentes, Léa Rodrigues, de 69, confessa que não tem ideia do que muitas gírias significam: “Conheço o ‘Já é’. Isso, os meus netos falam muito quando peço alguma coisa”, diverte-se.

O aposentado Edmilson Almeida, de 74, acha divertida a linguagem da juventude: “É uma garotada animada”. O também aposentado Agostinho Borges, de 79, não se adaptou às novas tecnologias, mas acredita que a troca de conhecimentos é muito importante: “Nós aprendemos com os jovens e eles aprendem com a gente”, comentou Borges.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários