'Minha autoestima e meus sonhos voltaram', diz participante de Miss e Mister Rua

Concurso que busca a inclusão social vai levar 38 pessoas em situação de rua para a passarela

Por Lucas Cardoso

Candidatos ao Mister Rua 2019
Candidatos ao Mister Rua 2019 -
Rio - Um dia de príncipe e de princesa. É assim que participantes em situação de rua e moradores de abrigos municipais definem o Miss e Mister Rua, evento realizado pela Prefeitura do Rio pelo terceiro ano consecutivo e que vai eleger a dupla mais bonita. O ensaio final para o grande dia na passarela aconteceu, ontem, no Museu do Amanhã, que também será o palco da decisão marcada para amanhã. O concurso é idealizado pelo estilista Eduardo Araúju e terá como jurados o carnavalesco Milton Cunha e a drag queen Samara Rios.
"A vida na rua não é fácil. Nós, muitas vezes, até esquecemos que temos alguma beleza. Por isso, ações como essa fazem com que a gente se sinta vivo. Nos coloca de novo dentro da sociedade. Minha autoestima e meus sonhos voltaram a existir desde que participei da última edição. Até voltei a ser mãe", conta a ex-moradora de rua e atual vencedora do concurso, Jéssica Cristina de Souza, 39, que, na edição deste ano, aproveitou para levar o marido, Jonathan da Silva, de 29.
Além de Jéssica e Jonathan, outras 36 pessoas devem ir para a passarela. Uma delas é a estreante Ana Lúcia Cortez, de 57, que mora no Centro Pop, espaço de convívio social na Central do Brasil, no Centro. "Olha só essa roupa! Ficou tão linda que me deu até vontade de trabalhar como estilista para fazer roupas iguais para mim". Outra que curtiu as roupas novas foi Maria Zenita, de 39, que atualmente vive na rua: "Coisa nova! Sapato combinando com o vestido; roupa combinando com a minha beleza".
Jéssica, campeã da edição anterior, e o marido, Jonathan, no ensaio para o evento de amanhã - Daniel Castelo Branco
Gláucio Luís Lélis dos Santos, também em situação de rua, mostrou total intimidade com a passarela e praticamente antecipou o desfile oficial: "Deixa comigo, professor, que eu sei como é que faz", disse ao estilista Eduardo Araúju, que coordenava as passadas do grupo na passarela montada próximo ao espelho d'água do Museu do Amanhã.
Maratona de ensaios
Já acostumado a acostumado a trabalhar com moda inclusiva para a terceira idade e plus size, Araúju afirma que o desfile do próximo sábado será a conclusão de uma longa e vitoriosa maratona de ensaios: "Eles começam tímidos e logo vão se soltando. Com esse processo, eles passam a olhar para frente, e não mais para baixo. O que eles mais querem é inclusão e respeito", explica. Ainda segundo ele, as roupas usadas pelos modelos foram desenhadas pelo também estilista Almir França e desenvolvidas por alunos do curso de design de moda do Senai-Cetiqt.
O concurso de beleza é uma das 40 atividades previstas no projeto 'Desculpe incomodar'. Todas as ações são destinadas às pessoas que vivem em situação de rua e estão em vulnerabilidade social assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

Galeria de Fotos

Candidatos ao Mister Rua 2019 Daniel Castelo Branco
03 10 2019 - Miss e Mister de Rua participam de ensaio para o desfile de moda, que acontecera sabado (5) no Museu do Amanha, no Pier Maua, Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia Daniel Castelo Branco
03 10 2019 - Miss e Mister de Rua participam de ensaio para o desfile de moda, que acontecera sabado (5) no Museu do Amanha, no Pier Maua, Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia Daniel Castelo Branco
Jéssica, atual campeã da edição anterior, e o marido, Jonathan, no ensaio para o evento de amanhã Daniel Castelo Branco
Maria Zenita: 'Coisa nova! Roupa combinando com minha beleza' Daniel Castelo Branco

Comentários