Mostra estará na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca de 10 de outubro a 10 de novembro - Exposição 'O Dia Seguinte' / Divulgação
Mostra estará na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca de 10 de outubro a 10 de novembroExposição 'O Dia Seguinte' / Divulgação
Por O Dia
Rio - Em cartaz de 10 de outubro a 10 de novembro na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, a exposição 'O Dia Seguinte' oferece ao público uma experiência nos efeitos das mudanças do clima e nas consequências e oportunidades que elas oferecem para as cidades.
A exposição ocupa mais de 700 metros quadrados da Cidade das Artes, divididos em dois pavimentos. 'O Dia Seguinte' é resultado de dois anos de pesquisa e mapeamento dos cenários possíveis, e leva o público a vislumbrar todas as possibilidades de futuro para as cidades.
Publicidade
Visitantes de todas as idades são conduzidos por um conjunto de espaços lúdicos, sensoriais e interativos que contam a história dos centros urbanos, as características da emergência climática e a necessidade de construir um novo futuro, com cidades mais inclusivas e sustentáveis. Inteiramente gratuita, a mostra é uma produção da empresa carioca Na Boca do Lobo e tem patrocínio Master da Uber e Prata das Lojas Americanas, captados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
Mostra também conta com animações combinadas em 2D e 3D - Exposição 'O Dia Seguinte' / Divulgação
Publicidade
Em entrevista ao DIA, o criador da exposição, Felipe Lobo, disse que tem o objetivo de mostrar claramente que todos devem se importar com o tema, porque afeta a nossa relação com a vida, com a sociedade e com os espaços onde vivemos.
Ao ser perguntado o que as pessoas podem fazer para ajudar a diminuir o impacto das mudanças do clima na cidade e na vida de cada um, Felipe disse que "Tirar os aparelhos do stand by, reduzir o tempo no banho, desligar as luzes, usar mais transportes públicos e compartilhados, andar de bicicleta ou a pé, comprar produtos naturais, de produtos locais e de onde saiba-se a procedência, entre tantas outras medidas são boas práticas. Para além disso, é super importante que os governos locais se apropriem de políticas públicas que beneficiem a economia de baixo carbono, e ofereça oportunidades para as pessoas serem capazes de ter uma base para modificar seus hábitos de consumo e de vida". 
Publicidade
A exposição conecta temas aparentemente distintos, mas sempre relacionados à crise climática. A palavra “crise”, por sinal, ficou ultrapassada: a expressão mais usada por cientistas em todo o mundo passou a ser emergência climática. Em outubro de 2018, o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) fez o alerta: a janela de tempo para limitarmos o aquecimento global em 1,5ºC, nos termos do Acordo de Paris, é de apenas 12 anos.
A mostra vai interessar também as crianças, que terão brincadeiras interativas, aulas pra quem quer aprender a andar de bicicleta, além de mostras de dinossauros 3D e holografias. 
Publicidade
Na mostra também terá uma sala escura com projeções em painéis de LED de imagens reais e sensações chocantes e até desconfortáveis dos efeitos dos eventos climáticos extremos - ondas de frio, calor, furacões, inundações, destruição - Exposição 'O Dia Seguinte' / Divulgação
Serviço
Publicidade
Local: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

Quando: De 10 de outubro a 10 de novembro

Dias e Horários: 3ª a 6ª feira (14h a 20h) | sábados, domingos e feriados (10h a 20h)

Entrada gratuita

Classificação Livre

Apoio: Cidade das Artes, WayCarbon, ONU-Habitat, Unic, iCS, Greenpeace, Transporte Ativo, Owa