
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), convocou a Casa para uma sessão extraordinária, às 13 horas de 22 de outubro, para decidirem sobre a soltura ou manutenção da prisão preventiva dos parlamentares.
Na sessão, o plenário vai analisar o projeto de resolução a ser elaborado na próxima segunda-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tratando do assunto. Ceciliano, inclusive, também fez hoje a convocação da CCJ para a reunião do colegiado, que será sigilosa.
A determinação para que a Alerj tome essa decisão sobre os casos de André Corrêa, Neskau e Luiz Martins é do desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em despacho da última quinta-feira (dia 17). O magistrado deu à Casa o prazo de 24 horas.
Abel Gomes, que é relator do processo, diz que está cumprindo decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. A ministra determinou que o Legislativo do Rio "resolva politicamente" sobre a decretação de prisão dos parlamentares.