Luiz Carlos Máximo e Manu da Cuíca comemoram conquista na Estação PrimeiraDivulgação/Thiago Mattos
Por RENAN SCHUINDT
Publicado 13/10/2019 14:13
Cinco agremiações escolheram neste final de semana seus respectivos sambas-enredo para o Carnaval 2020. Na campeã Mangueira, a composição escolhida foi a de Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo. Já a Portela levará para a avenida o samba feito por um timaço de compositores, liderado por Valtinho Botafogo. No Salgueiro, o samba de Marcelo Motta e companhia foi o grande vencedor. Na União da Ilha, a canção escolhida foi a de Márcio André e equipe. O fato inusitado ficou por conta da Estácio de Sá, que optou por unificar dois, dos três sambas finalistas, mas não divulgou a composição. O anúncio será feito ao longo da semana, após uma reunião da diretoria.
Com novidades no regulamento, como proibição de intérpretes de outras escolas e gastos astronômicos, a Verde e Rosa contou com três sambas na final. Méritos de Manu da Cuíca, que teve a composição escolhida e se tornou bicampeã na escola. Foi dela a autoria da obra que marcou o carnaval passado. O samba-enredo foi em parceria com um dos mais renomados compositores do gênero, Luiz Carlos Máximo. Em 2020, a Estação Primeira tratá o enredo ‘A verdade vos fará livre’, uma espécie de crítica da biografia de Jesus Cristo, elaborada pelo carnavalesco Leandro Vieira. A Mangueira será a terceira a desfilar no domingo de carnaval.
Publicidade
Na quadra da Azul e Branco, em Madureira, a disputa foi alucinante. Os compositores Valtinho Botafogo, Rogério Lobo, José Carlos, Zé Miranda, Beto Aquino, Pecê Ribeiro, D´Sousa e Araguaci foram os grandes vencedores. O enredo será ‘Guajupiá, terra sem males’, dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage. Vale ressaltar que o time de compositores campeão deste ano, é praticamente o mesmo do ano passado. A exceção é Jorge do Batuke, que optou por não participar esse ano. “O diferencial do nosso samba foi a poesia melódica. Nosso samba esteve sempre dentro do enredo e isso foi fundamental”, disse Valtinho Botafogo, ao site Carnavalesco.
Já na Vermelho e Branco, a composição de Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino foi a grande vencedora. Agora, Motta acumula oito títulos de samba-enredo no Salgueiro. Com isso, ele se trona o segundo maior vencedor na escola. A frente dele apenas o compositor Bala, com 11 conquistas. "Nosso samba traz a energia e a emoção com a qual nossa comunidade se identifica e que se tornou tradição através dos carnavais. É uma emoção única", disse Motta ao portal.
Publicidade
A União da Ilha também elegeu seu samba-enredo para o carnaval do ano que vem. A composição tem autoria de Márcio André, Marcio André Filho, Rafael Prates, J. Alves, Daniel e Marinho. Em 2020, a Azul, Vermelha e Branca da Ilha do Governador vai apresentar o enredo “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada:salve-se quem puder!”.
De volta ao Grupo Especial no ano que vem, a Estácio de Sá tomou uma decisão pouco comum. A direção da escola decidiu juntar duas das três obras finalistas. Venceram os compositores Carioca e Guanabara e a parceria de Edson Marinho. O samba só será conhecido durante a semana, após uma reunião entre a carnavalesca Rosa Magalhães, a diretoria e as parcerias.
Publicidade
No sábado, a Unidos da Tijuca coroou sua nova rainha de bateria, a cantora Lexa. A agremiação também aproveitou o embalo para lançar o samba-enredo para o Carnaval 2020.