Rio de Janeiro - RJ  - 04/11/2019 - BRS Mem de Sa - na foto, agente da prefeitura orienta usuario do onibus -  foto: Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 04/11/2019 - BRS Mem de Sa - na foto, agente da prefeitura orienta usuario do onibus - foto: Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Thuany Dossares
Rio - O corredor Bus Rapid Service (BRS) na Avenida Mem de Sá, na Lapa, Região Central do Rio, começou a funcionar na manhã desta segunda-feira e alguns pontos de ônibus foram alterados, deixando motoristas e passageiros perdidos. Durante a manhã, O DIA flagrou alguns usuários de coletivos chegando ao extinto ponto na altura do número 120, entre as ruas Gomes Freire e Inválidos, e sendo surpreendidos com a notícia da mudança de local de embarque e desembarque, dada por agentes da CET-Rio.

Quatorze linhas urbanas e, pelo menos, cinco intermunicipais tiveram seus pontos alterados pela Secretaria Municipal de Transportes. As quatro paradas, ao longo da Mem de Sá, vão do trecho da Rua do Lavradio até a Frei Caneca. O novo esquema de trânsito vai modificar a rotina diária de quase 150 mil pessoas.
Mapa com a localização dos novos pontos de ônibus da Avenida Mem de Sá, na Lapa - Divulgação


Atrasado para o trabalho, o geólogo Ricardo Pereira, de 42 anos, chegou apressado para pegar o ônibus, mas foi informado que precisaria caminhar alguns metros para pegar a condução e reclamou por não ter sido avisado previamente.

"Ninguém falou nada. Estou atrasado e agora tenho que procurar meu novo ponto de ônibus. Isso poderia ter sido avisado, né? Deveriam ter colocado um cartaz, uma placa. Todo dia eu passo por aqui e não vi nada, tinham que ter anunciado isso, pelo menos, no início da semana passada", criticou. 

Diferente de Ricardo, que precisou andar mais a frente para pegar o ônibus, o auxiliar de clínicas Breno Salviano, de 25 anos, que estava com a filha de apenas um ano no colo, preferiu chamar um carro de aplicativo de transporte.
Rio de Janeiro - RJ - 04/11/2019 - BRS Mem de Sa - na foto, usuario de onibus não sabia da mudança - foto: Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia


"Pego ônibus aqui todo e não vi nada sobre essa mudança. Desço sempre com a minha filha, para deixá-la na creche. Não vou andar mais com uma criança no colo, vou pegar um Uber. Se eu soubesse dessa mudança, não tinha nem andado até aqui hoje, tinha chamado o carro ainda do prédio", disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o corredor BRS, funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, para ônibus, micro-ônibus, táxis com passageiros, veículos de transporte escolar e veículos para transporte de portador de necessidades especiais. 
Questionada, na última sexta-feira, sobre a instalação do BRS e da mudança dos pontos de ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes disse que os ajustes para a inauguração do corredor estavam em andamento e os detalhes seriam divulgados em momento oportuno para toda a imprensa.