Por O Dia
Rio - A história do negro no Brasil será tema da roda de conversa gratuita em especial ao mês da Consciência Negra. O evento acontece no dia 20 de novembro, das 17h às 19h, no Imperator, no Méier.
A roda de conversa será ministrada por Débora Gares (jornalista esportiva na rede Globo), Leizer Pereira (fundador e diretor executivo do Empodera), Renato Nogueira (coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectiva e Doutor em filosofia pela UFRJ) e Ynaê Lopes dos Santos (historiadora e autora de livros como ‘Além da Senzala’).

A ideia de ter um Dia da Consciência Negra no Brasil surgiu em 1971 durante uma reunião de um grupo de 12 negros universitários em Porto Alegre. A data marcava a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo que resistiu por 95 anos na Serra da Barriga, em Alagoas. Naquele dia, em 1695, Zumbi foi assassinado em uma emboscada e teve sua cabeça exibida em praça pública, depois de liderar a resistência por quase duas décadas.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2227-2237 na semana do encontro ou através do site da Sympla e as vagas são limitadas. A iniciativa é da Casa do Saber Rio em parceria com o Imperator. 

Serviço

RODA DE CONVERSA DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Rua Dias da Cruz, 170 - Méier, Sala Multiuso 1. Data: 20 de novembro (quarta-feira), das 17h às 19h. Grátis. Para mais informações, acesse o link: https://rj.casadosaber.com.br/cursos/roda-de-conversa-do-dia-da-consciencia-negra/mais-informacoes