Óleo atinge mais três praias do estado do Rio

Primeiras manchas de óleo apareceram na última sexta-feira (22) em São João da Barra, no Norte Fluminense

Por O Dia

Óleo recolhido no Canal das Flechas, em Quissamã
Óleo recolhido no Canal das Flechas, em Quissamã -
Rio - A Marinha do Brasil recolheu amostras de óleo em mais três praias do estado do Rio de Janeiro. Segundo a instituição, o material atingiu as praias de Santa Clara e Guriri, em São Francisco de Itabapoana; e na praia do Barreto, em Macaé. No Canal das Flechas, em Quissamã, foi recolhido aproximadamente um quilo de resíduo de óleo. 
Amostras do resíduo coletado foram enviadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo, para análise e investigação da origem. Ainda de acordo com a Marinha, não se sabe se o óleo encontrado nessas cidades é o mesmo que chegou às praias do Nordeste, do Espírito Santo e ao município de São João da Barra, no Norte Fluminense. 
As primeiras manchas de óleo no Rio de Janeiro apareceram na última sexta-feira (22) na praia de Grussaí, em São João da Barra. A Marinha informou que após o trabalho de limpeza realizado no domingo, a localidade está limpa. 
Mais de 700 localidades atingidas por resíduos 
As primeiras manchas de óleo foram encontradas na estado da Paraíba, em 30 de agosto. De lá para cá, o óleo já foi localizado em pelo menos 724 localidades, de acordo com o levantamento do Ibama divulgado na última sexta-feira (22).
Inicialmente, o óleo ficou concentrado em praias de oito estados nordestinos: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Entretanto, no começo de novembro, a Marinha apontou que fragmentos chegaram ao Espírito Santo e que poderiam chegar ao Rio de Janeiro. 

Comentários