Voluntariado Petrobras revitaliza escola de educação infantil pública do Rio Divulgação Petrobras
Por O Dia
Rio - O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Campos Salles, primeira escola de educação infantil pública do Rio de Janeiro e que atende cerca de 140 crianças de três a seis anos, completou essa semana 110 anos com alguns de seus espaços repaginados. Localizada dentro do Campo de Santana, no Centro da cidade, a escola foi escolhida para participar de uma ação do programa de voluntariado. Em 5 dias de ação, cerca de 100 colaboradores colocaram a mão na massa: lixaram, pintaram, emassaram, aplicaram adesivos e organizaram o espaço ao longo dos finais de semana de outubro. A reforma dos espaços foi concluída em 2 de novembro, segundo a Petrobras.
Hoje, às 15h30, foi realizada uma oficina de música com o quinteto de metais da Orquestra Sinfônica Petrobras, de acordo com a própria Petrobras. As crianças conheceram instrumentos como trompetes, trompa, trombone e tuba, além de terem aprendido algumas notas.
Publicidade
A ação foi para celebrar o aniversário e a reforma da escola, além de fazer parte do programa de voluntariado da companhia. A verba para os materiais é custeada pela Petrobras, conforme a empresa informa. “A Petrobras está incentivando o trabalho voluntário dentro da companhia. Os empregados se envolveram bastante no projeto. O fato de ser numa unidade de ensino infantil tão simbólica para a cidade torna ainda mais especial essa reforma”, afirma Olinta Cardoso, gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras.

O engenheiro de segurança, Robinson de Andrade, conta que estudou em escola pública e ser voluntário na EDI Campos Salles o fez reviver a infância. “A sensação foi de estar retribuindo um pouco do que recebi nos meus anos escolares”, complementa. “Todos deveriam passar por uma experiência de voluntariado. É enriquecedor contribuir de alguma forma para o futuro destas crianças. Queria ver a carinha delas quando conhecerem a nova sala de leitura.”