De acordo com o último balanço da Anatel, das 80 mil linhas pré-pagas com cadastros desatualizados, mais de 29 mil foram atualizadas.Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por O Dia
Publicado 18/11/2019 04:00 | Atualizado 18/11/2019 10:41

Rio - Hoje é o último dia para que clientes de linha telefônica pré-paga possam recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A exigência vale para 17 estados, inclusive o Rio de Janeiro. Dentre esse grupo, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos apresenta alguma pendência cadastral, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela medida.

A iniciativa tem parceria das prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. O objetivo, conforme a Anatel, é a criação do cadastro nacional atualizado de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga. Dessa forma, a previsão é evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e ampliar a segurança dos consumidores.

Atualizando os dados

Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. A partir desse primeiro contato, o cliente deve procurar a sua operadora e informar nome completo, número de CPF e o endereço completo, com CEP. O mesmo processo poderá ser feito pela pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada ou até mesmo quem quiser confirmar se há ou não alguma pendência.

Para evitar fraudes, os canais oficiais de cada operadora podem ser conferidos no site da Anatel (www.anatel.gov.br).

 

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