Seap inaugura primeira brinquedoteca do estado para filhos de detentasiza 'Semana do bebê'

Penitenciária Talavera Bruce realizou a 'Semana do bebê', que contou ainda com desfile, oficinas e outras atividades

Por Larissa Esposito*

Rio - 'Ser mãe é transformar a vida em um novo começo'. Esse foi o tema da 5ª Semana do Bebê, que se encerrou ontem na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu. Durante o evento, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) inaugurou a primeira brinquedoteca do estado destinada aos filhos de detentas. O espaço conta com brinquedos para várias idades e livros.
Na cerimônia de encerramento, dezoito internas da Unidade Materno-Infantil (UMI) e da Penitenciária Talavera Bruce desfilaram com trajes de gala e casual. Sara Pereira foi eleita "TB Gestante". Já Monique Mendonça e Raquel Pio Resgate conquistaram as primeiras e segundas colocações do concurso de mamães, respectivamente. O trio foi contemplado com cestas de cuidados pessoais para mães e bebês.

"Foi uma surpresa ganhar o concurso. Sempre fui vaidosa e gostei de me arrumar. Depois de um ano e meio sem passar maquiagem, não estou me reconhecendo. Gostei muito de ter participado do desfile", comemorou Monique, que é mãe de três filhos e teve a presença da família na plateia.

A programação também contou com oficinas de doula e bonecas de abayomi, dinâmicas com familiares, debate, entre outras atividades. As internas receberam kits com roupas, fraldas, lenços umedecidos e outros artigos.

"Realizamos esse evento para integrar as presas e harmonizar a convivência entre elas. Sem dúvida, os momentos vividos, aqui também contribuirão para uma vida digna, saudável e feliz desses bebês", destacou Rosana Félix, diretora da Coordenação de unidades prisionais femininas e cidadania LGBT (Cofenci) da Seap.

A Semana do Bebê é uma parceria da Seap com o Unicef e diversas organizações não-governamentais. Estavam presentes a ouvidora da Seap, Carmen Maria Amarante, e a coordenadora do escritório do Rio de Janeiro do Unicef, Luciana Phebo.
*estagiária sob supervisão de Bete Nogueira
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários