Manifestantes se reúnem para pressionar conselheiros a votar 'Não' - Ricardo Cassiano
Manifestantes se reúnem para pressionar conselheiros a votar 'Não'Ricardo Cassiano
Por *Larissa Esposito

Rio - O conselho deliberativo do Tijuca Tênis Clube (TTC) se reuniu nesta terça-feira para decidir se aprova ou não o projeto de transformar o centro esportivo em um shopping center. À tarde, cerca de 150 pessoas protestaram no local. A proposta de construir no local um centro comercial foi rejeitada por ampla maioria: 180 a 2.

Patrícia Amaral, que é sócia há mais de dez anos, ressaltou a importância social do TTC. "Aqui é uma área de lazer, de formação de atletas, um lugar para sociabilidade. Tem idoso que vem fazer uma convivência, se não estaria em depressão em casa", desabafou.

"O ponto principal é que os associados não estão sendo ouvidos. São esses 10 ou 15 mil sócios que devem ser levados em conta", defendeu Jorge Fernandes, membro do conselho do TTC e que iniciou na carreira de nadador profissional no clube. "Vai afetar a comunidade tijucana toda, sem contar as questões ambientais. Se tiver algum dano, quem vai ser responsabilizado?", questionou.

"Esse processo não está sendo da melhor forma", reclamou um dos organizadores do protesto e que preferiu não ser identificado. "Não estamos definindo a troca da lâmpada ou do tapete, mas, sim, o futuro de um clube centenário".

MP abriu ação contra as reformas

A proposta da transformação do Tijuca Tênis Clube, que tem mais de cem anos de história, em um shopping dividiu os moradores do bairro e chegou até o Ministério Público Estadual.

O órgão ajuizou, na última segunda-feira, uma ação civil pública contra o TTC para impedir o clube de construir qualquer empreendimento imobiliário no local, com a fixação de multa diária de, no mínimo, R$ 50 mil. O processo segue para a Justiça.

*Estagiária sob supervisão de Luiz Almeida
Você pode gostar
Comentários