Marcelo Crivella  - Reprodução vídeo
Marcelo Crivella Reprodução vídeo
Por O Dia
Rio - O prefeito Marcelo Crivella informou, em um vídeo compartilhado na tarde desta quarta-feira nas redes sociais, que irá depositar o salário de todos os funcionários da saúde nesta quinta-feira. Com isso, o crédito deverá cair na conta dos servidores na sexta. Hoje, foi publicado no Diário Oficial do Município a liberação de crédito suplementar ao Orçamento da Seguridade Social, no valor de R$ 36 milhões, em favor da Secretaria Municipal de Saúde.
"Pessoal, temos ótimas notícias aqui de Brasília! Amanhã, será depositado o salário de todos os 5 mil agentes de saúde das Clínicas da Família e também dos técnicos de enfermagem. Conseguimos também a liberação de R$ 36 milhões para o custeio dos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo, Rocha Faria, em Campo Grande e Pedro II em Santa Cruz", disse Crivella, no vídeo direto do Planalto Central, em Brasília.
Publicidade
Nas imagens, o prefeito aparece ao lado do Procurador Geral do Município, Marcelo Marques, e do representante do Rio em Brasília. 
Hoje, houve uma audiência a de conciliação entre a prefeitura e quatro sindicatos da área no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A legalidade da greve está sendo questionada no tribunal.
Publicidade
Na segunda-feira, os trabalhadores da saúde decretaram paralisação de 48 horas nas 210 clínicas da família do município. Agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos da atenção básica decidiram não trabalhar na terça-feira e na quarta-feira em protesto contra dois meses de salário atrasado.
Ex-prefeito fez críticas
Publicidade
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio, critica a gestão da rede de saúde da cidade, administrada por Marcelo Crivella. O setor vive uma grave crise com a recente paralisação dos serviços de atenção básica, nas 210 unidades das clínicas da família.
Na gravação, o ex-prefeito cita um vídeo que também circula na internet e mostra promessas de campanha de Crivella durante as eleições de 2016 acompanhada de reportagens dos últimos dois anos apontando problemas na cidade, principalmente na saúde.
Publicidade
Paes rebate críticas de que teria tirado dinheiro da saúde e diz que investia 25% do orçamento municipal na área. "Chegamos a 70% de atenção básica na saúde com as clínicas da família, principalmente nas zonas Oeste e Norte. Fizemos hospital na Ilha; Hospital da Mulher, em Bangu, a nova maternidade no Centro, no Souza Aguiar; assumimos o Pedro II, o Albert (Schweitzer), o Rocha (Faria), que têm que ser municipais mesmo", enumerou o ex-prefeito.

Eduardo Paes também lembrou que, "no auge da crise do Brasil", entre 2015 e 2016, "emprestava dinheiro para o governo do Estado na área de saúde". "O Brasil estava quebrado, o Estado não pagava servidor e a prefeitura tinha dinheiro para cumprir suas obrigações e ainda emprestar dinheiro para o Estado na área da saúde", disse.

No fim do vídeo, Paes fez duras críticas ao prefeito Marcelo Crivella, dizendo que o Rio "não aguenta mais aventura".

"Não tem mais espaço para esse tipo de erro. Gente que não tem compromisso com a cidade, que não entende o Rio de Janeiro, mas principalmente que não tem capacidade de gerenciá-lo, de governar, de tocar e fazer a máquina andar, a gente não aguenta mais surpresa. E esse certamente, dos vários crimes, os problemas que o Crivella traz para o Rio de Janeiro, é o mais grave", finalizou.
Procurada, a prefeitura ainda não comentou o vídeo de Eduardo Paes