Hospital Albert Schweitzer - Cléber Mendes / Agência O DIA
Hospital Albert SchweitzerCléber Mendes / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou o bloqueio de contas da Prefeitura do Rio para o pagamento dos salários atrasados dos de 5 mil profissionais terceirizados da Saúde, organizações sociais (OSs) e o Município. A decisão aconteceu na tarde desta quarta-feira, durante audiência de conciliação entre a prefeitura e quatro sindicatos da área. Com isso, o arresto pode ser mantido integralmente ou parte dos recursos pode ser liberado para categorias não ainda não receberam.
Na sessão, o desembargador Cesar Marques Carvalho reiterou a determinação para que o Município indique as contas bancárias - não vinculadas à União - sobre as quais incidirão novos bloqueios.

O Município, representado pelo procurador, informou sobre a realização da reunião, em Brasília, nesta quarta-feira, entre a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria do Rio e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), na qual seria negociada a liberação dos valores que haviam sido anteriormente bloqueados pelo TRT. Esses valores, por estarem vinculados à projetos da União, tiveram que ser restituídos por decisão do TST.
Publicidade
Na manhã desta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que o prefeito Marcelo Crivella pediu, em reunião nesta terça-feira,no Palácio do Planalto, recursos para pagar 13º salário dos funcionários do município.
Nesta tarde, Crivella informou em um vídeo compartilhado na tarde desta quarta-feira nas redes sociais, que irá depositar o salário de todos os funcionários da saúde nesta quinta-feira. Com isso, o crédito deverá cair na conta dos servidores na sexta. Hoje, foi publicado no Diário Oficial do Município a liberação de crédito suplementar ao Orçamento da Seguridade Social, no valor de R$ 36 milhões, em favor da Secretaria Municipal de Saúde.
Publicidade
"Pessoal, temos ótimas notícias aqui de Brasília! Amanhã, será depositado o salário de todos os 5 mil agentes de saúde das Clínicas da Família e também dos técnicos de enfermagem. Conseguimos também a liberação de R$ 36 milhões para o custeio dos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo, Rocha Faria, em Campo Grande e Pedro II em Santa Cruz", disse Crivella, no vídeo direto do Planalto Central, em Brasília.

Na segunda-feira, o desembargador Cesar Marques Carvalho havia publicou um despacho determinando que o Município, em 24 horas, outras contas que não estivessem vinculadas à União Federal, para permitir o repasse às organizações sociais, para pagamento dos salários dos trabalhadores.
Nesta quinta-feira, às 14h30, haverá uma nova audiência com o desembargador Cesar Marques Carvalho e um representante do Tesouro Municipal com conhecimento técnicos para indicação das contas a serem bloqueadas.