Manifestantes em frente à sede da Cedae  - Reprodução redes socais
Manifestantes em frente à sede da Cedae Reprodução redes socais
Por O Dia
Rio - Um grupo protestou em frente à sede da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), na tarde desta terça-feira, no Centro do Rio. Manifestantes reivindicaram a melhoria na qualidade da água distribuída para a população fluminense, além de criticar o plano de privatização da empresa. 
Por causa do ato, o Centro de Operações da Prefeitura (COR) bloqueou a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, e houve retenções no trânsito na região. Equipes da Polícia Militar e da CET-Rio acompanharam o protesto, que terminou sem incidentes. 
Publicidade
Nesta manhã, dois funcionários da Cedae prestaram depoimento na Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD). A polícia investiga uma possível ação criminosa na adulteração da qualidade da água da companhia. Na sexta-feira da semana passada, a DDSD colheu os primeiros depoimentos de outros três funcionários da empresa.
Na ocasião, a delegacia ouviu o ex e o atual chefe da Estação de Tratamento do Guandu, Júlio Cesar Antunes e Pedro Ortolano, respectivamente, e o coordenador de Operação de Tratamento da empresa, Wellis Rodrigo da Silva Costa, foram ouvidos na delegacia. O teor do depoimento deles não foi divulgado.
Publicidade
Além dos depoimentos, a DDSD tem ido ao Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para fazer operações. Os policiais estiveram na estação na última quinta e sexta-feira.
'Sabotagem'
Publicidade
Ontem, o governador Wilson Witzel (PSC) disse acreditar que a situação da qualidade da água da Cedae tenha sido resultado de uma "sabotagem" na companhia.
Para resolver o problema do gosto e da coloração da água que distribui, a Cedae vai iniciar, ainda nesta semana, a aplicação de carvão ativado pulverizado no Guandu. A última parte do equipamento que vai permitir o novo tratamento chegou à estação no domingo.
Publicidade
No total, além do carvão, a estação recebeu um silo, dois tanques de preparo, caixa dosadora e uma bomba. O maquinário, que foi feito sob encomenda, veio de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, e do Paraná.
A montagem dele foi iniciada ainda neste domingo. Os próximos passos serão a pulverização e a ativação do carvão.