Hospital Estadual Getúlio Vargas - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Hospital Estadual Getúlio VargasDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O governo do estado publicou, nesta segunda-feira, três decretos que impactam os hospitais públicos e privados do estado por causa do novo coronavírus (Covid-19). Neles, o estado determina a suspensão das cirurgias eletivas nas duas redes, incluindo os hospitais universitários.
A recomendação é que as unidades de saúde realizem apenas cirurgias de emergência. Além delas, também continuam liberados os procedimentos cardíacos e oncológicos.
Publicidade
A ideia do governo do estado é liberar leitos das unidades de saúde para pacientes infectados pela Covid-19. Até o momento, o Rio tem 24 casos confirmados, dentre eles um em estado grave.
Publicidade
O terceiro decreto trata das visitas aos pacientes internados nas enfermarias dos hospitais. O decreto libera apenas uma pessoa por paciente para visitação, em horários alternados e com horários ampliados.
"Permanece suspensa a visitação aos pacientes internados com diagnóstico de Covid-19, exceto casos específicos previstos por lei", determina o texto.
Publicidade
No mesmo decreto, o estado também suspende as atividades não assistenciais nas unidades públicas; ou seja, os eventos lúdicos, como Doutores da Alegria, celebrações religiosas, palestras, datas comemorativas, e etc.