Secretaria Estadual de Saúde atuando no Galeão - Divulgação
Secretaria Estadual de Saúde atuando no GaleãoDivulgação
Por O Dia
Rio - A Secretaria Estadual de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (23), uma ação contra o coronavírus no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Técnicos da Vigilância Sanitária estão no Terminal 2 do aeroporto abordando os passageiros e tripulações que desembarcam de voos internacionais para dar orientações sobre o novo coronavírus, além de verificar a temperatura corporal, para identificar pessoas que estejam com febre, um dos sintomas da Covid-19, e informar sobre quando os pacientes devem procurar o serviço de saúde. 
Somente no primeiro dia, 228 viajantes, vindos de quatro voos, foram abordados. A iniciativa é complementar às ações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem realizado em portos e aeroportos, de jurisdição federal.
Publicidade
Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, a ação é importante para reduzir a propagação do coronavírus no Rio. "O Galeão é porta de entrada para o estado. Com a triagem ainda no terminal de desembarque internacional, fazemos dois bloqueios: contra a pandemia do vírus e contra a infodemia, as informações falsas que são compartilhadas. Estamos identificando turistas que apresentem sinais da Covid-19 assim que chegam no Rio e, com os assintomáticos, esclarecemos dúvidas sobre a doença e orientamos as precauções de higiene. O público tem nos respondido com boa receptividade", disse.
A operação
Publicidade
A Vigilância Sanitária estadual permanece no Terminal 2 do Aeroporto Galeão todos os dias até o fim de março, de 5h da manhã até o último desembarque internacional do dia. Os profissionais consideram febre temperaturas acima de 37,8 °C. Passageiros apresentando o sintoma são recomendados a, caso o quadro clínico piore, procurarem uma unidade de saúde de emergência.