Presidente dos EUA, Donald Trump - AFP
Presidente dos EUA, Donald TrumpAFP
Por

Os Estados Unidos ultrapassaram a China e a Itália no número de infectados pelo coronavírus. Os números oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não haviam sido divulgados até ontem à noite, mas sites de monitoramento em tempo real da Covid-19 mostravam que os EUA são hoje o país mais afetado pela pandemia: Em um um único dia foram registrados mais 13.968 casos novos. Segundo o Worldometer, que faz estatística em tempo real, os EUA tinham na quarta-feira 82.404 infectados e 1.178 mortes. A China tem 81.285 contaminados. A Itália está em terceiro lugar, com 80.589.

A comunidade científica alertava desde janeiro o governo do presidente Donald Trump de que o país seria duramente atingido. Mas só nos últimos 15 dias a Casa Branca começou a tomar medidas mais substanciais, ainda assim, relutantes em relação ao isolamento social. Sem barreiras de verdade, o vírus seguiu então o ritmo projetado pelos cientistas e explodiu.

Equipes médicas de Nova York dizem que já estão trabalhando no "modo de desastre" e esperam uma "chegada apocalíptica" de pacientes aos hospitais, que enfrentam falta de equipamentos, como O DIA mostrou anteontem. Uma enfermeira brasileira denunciou que faltam insumos em um dos principais hospitais de Nova York.

Você pode gostar
Comentários