Dona Glória da Conceição Araújo Ribeiro, de 84 anos, hóspede da Casa Vila do Sol, feliz da vida depois de falar com o filho - Acervo Pessoal
Dona Glória da Conceição Araújo Ribeiro, de 84 anos, hóspede da Casa Vila do Sol, feliz da vida depois de falar com o filhoAcervo Pessoal
Por Gabriel Sobreira

A tecnologia e a criatividade se tornaram grandes aliadas de instituições gerontológicas na luta contra o novo coronavírus. Outras medidas adotadas pelos centros de convivência são a proibição de visitação e a vídeochamada, que têm encurtado as distâncias entre idosos, principal grupo de risco, e seus familiares.

"Não me sinto só. Tenho muitas amizades aqui. Tenho falado todos os dias com meus familiares pelo celular. Falo com minhas filhas, meus netos. Sei usar celular e faço vídeo chamada", avisa dona Helena das Neves, de 96 anos, que mora há dois anos e meio na Duarte Maison, na Taquara. "Gostei de fazer chamada e ver meu filho. É bom que matei um pouco a saudade. Se deixar eu quero sempre mais", confessa bem sincera dona Glória da Conceição Araújo Ribeiro, de 84 anos, da Casa Vila do Sol, em Botafogo.

Para Andrea Duarte, proprietária do Duarte Maison (Taquara), Villa Sofia (Taquara) e Villa Duarte (Recreio), os cuidados nos espaços são contínuos. Ela explica que além dos tradicionais banhos de sol, também são oferecidos bingos, encontros musicais e gincanas para entreter os moradores. "Quem disse que o idoso é mais feliz em casa? Muitos se enganam. Aqui ele está longe de conflitos familiares, problemas domésticos, faz atividades diárias e recebe visitas virtuais 24h por dia em tempo de novo coronavírus", detalha.

Há duas semanas que nenhuma visita está autorizada a entrar na Casa Vila do Sol, residência gerontológica localizada em Botafogo. Com isso, muitas atividades terapêuticas e sociais foram interrompidas nesta crise. Por isso, foi solicitado aos instrutores que mandam mensagens e fizessem vídeos de aulas para que a equipe no local pudesse fazer algumas atividades guiadas com os hóspedes.

"Por exemplo, algumas movimentos de corpo sugeridos pela fisioterapeuta, dança sênior e yoga, meditação, atividades de arteterapia, musicoterapia, terapia ocupacional.Cada ação está sendo supervisionada mais de perto e respeitando as distancias e todas as etiquetas respiratórias, de higiene pessoal e do ambiente", conta Christine Abdalla, há 12 anos gestora do lar.

E a tristeza surge nos hóspedes por causa do isolamento e da saudade dos familiares? "Sim", diz Christine. "Tentamos suprir com vídeos, áudios, fazemos filmagens, fotos e enviamos para os familiares e pessoas de referencia e realizamos vídeo chamadas entre hospedes e familiares", entrega ela. "Dessa forma me sinto mais perto de todos e deixando eles mais tranquilos", explica dona Zélia Rainha, de 93 anos, moradora da Casa Vila do Sol.

Cuidados com a higienização

Para também enfrentar o novo coronavírus, a Vila do Sol contratou mais pessoal de higienização para se ocupar exclusivamente das áreas comuns e superfícies de contato, como maçanetas, elevadores, pias, torneiras, vasos sanitários, corrimão e barras de apoio. "Além de treinamento mais intensificado para os colaboradores, mais soluções higienizantes ao longo das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos que frequentam a ILPI, minimizar ao máximo a circulação de pessoas, educação, e atenção aos eventuais sintomas de todos e seguir as normas de conduta", defende Christine.

 

Corpo e mente sãos
Nicette Bruno faz atividades em casa sob a orientação da neta
Nicette Bruno faz atividades em casa sob a orientação da netaReprodução/Instagram
Publicidade
Com a recomendação de ficar em casa e só sair em extrema necessidade, muitos idosos têm encontrado em exercícios físicos um ótimo escape para manter corpo e mente sãos. "É importante que as pessoas façam isso com segurança e firmeza e com confiança na professora. Também estou no grupo de risco, e procuro fazer o movimento para que não ficar totalmente parada. Continuem exercitando fisicamente o seu corpo porque vai também ajudar sua mente para poder enviar pensamentos positivos para todo o mundo que está sendo afetado por esse vírus", pede a atriz Nicette Bruno, aos 87 anos.
Recentemente, viralizou um vídeo em que a veterana faz exercícios físicos fáceis de executar em casa sob a orientação da neta, a personal trainer Luana Miessa, especialista em fisiologia do exercício. As imagens foram gravadas no ano passado, antes do alerta de pandemia. "São inúmeros benefícios, como diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares, que é o que esse vírus está pegando nessa parte respiratória. Auxilia pessoal que tem diabetes, artrite, doenças cardíacas, por trabalhar o coração, fortalece a musculatura. Com a idade vamos perdendo tudo isso e o músculo é o que nos sustenta. Densidade óssea que com a idade vamos perdendo. A atividade física faz com que isso fique mais forte, entre outros, circulação", explica a professora. "Outra coisa importante é a parte psicológica, tem o fato de estar isolado (na quarentena), acredito que tem muitos idosos sozinhos", acrescenta ela.
Publicidade
"Neste momento, a nossa recomendação é que as pessoas continuem praticando atividade física com intensidade moderada em suas casas sob a orientação de um profissional de Educação Física que sabe a dose e a forma correta de praticar o exercício", frisa o professor André Fernandes, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física - Primeira Região RJ/ES (CREF1).
 
Você pode gostar
Comentários