Por

O governador do Rio, Wilson Witzel, prorrogou ontem, por mais 15 dias, as medidas restritivas no estado para reduzir a proliferação do novo coronavírus, como o fechamento de shoppings e proibição de ir às praias. O anúncio foi feito justamente num dia em que a capital fluminense teve movimento de trânsito e pedestres como se fosse um dia normal. Além do decreto, Witzel divulgou que a testagem da doença será ampliada: amanhã chegam 400 mil testes rápidos e, na sexta-feira, outros 300 mil.

Esses testes mostram o resultado em apenas 30 minutos. No primeiro momento serão priorizados funcionários da Saúde e Segurança Pública. "Aparentemente, nossa curva de contágio está indo bem, caminhando no mesmo sentido da Coreia do Sul (com taxas baixas de letalidade). Mas isso não é para relaxarmos as restrições", ressaltou.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, os testes também serão usados para óbitos e pacientes graves. "Conforme a dosagem for ampliada, provavelmente vamos utilizar os postos do Detran para fazer testes drive-thru", afirmou.

Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que subiu para 657 o número de pacientes infectados pela doença. Também foi confirmado mais um óbito pela Covid-19: uma mulher, de 32 anos, residente em Rio Bonito. É a primeira morte registrada no município, e também da vítima mais jovem da doença no Rio de Janeiro. Outros 48 óbitos estão em investigação pela pasta.

Witzel indicou que na sexta-feira será realizada uma avaliação mais precisa da curva de contaminação: "Para, então, no dia 6 fazermos ou não alguma flexibilização da quarentena, mas priorizando a saúde e não os interesses econômicos. Não há outra forma de deter o coronavírus se não o isolamento social".

Além disso, o governador destacou a determinação da ocupação de apenas 30% da lotação de bares e restaurantes, sob pena de sanções e multa. "Nossa fiscalização estará nas ruas observando o cumprimento do decreto", disse ele.

Maracanã terá 400 leitos

Witzel detalhou a abertura de 1.800 novos leitos em oito hospitais de campanha, que serão inaugurados em até 30 dias. As unidades ficarão nos bairros de Jacarepaguá, Leblon e Bangu, no Complexo de Gericinó, na capital; e nos municípios de Duque de Caxias, São Gonçalo, Campos e Casimiro de Abreu. Cada uma dessas unidades terá 200 leitos. O estádio do Maracanã será utilizado para o maior hospital de campanha do estado, com 400 leitos. "Nós vamos reforçar o atendimento emergencial à população nos próximos seis meses", enfatizou o governador.

Você pode gostar
Comentários