Secretaria de Agricultura faz parceria com supermercados para compra direta de produtore

Objetivo é que pequenos produtores rurais consigam escoar suas produções diante das restrições com a pandemia do coronavírus

Por O Dia

Secretaria de Agricultura realiza parceria para facilitar venda de pequenos produtores a redes de supermercados
Secretaria de Agricultura realiza parceria para facilitar venda de pequenos produtores a redes de supermercados -
Rio - A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento firmou uma parceria com redes de supermercados que vai possibilitar que pequenos produtores rurais disponibilizem seus produtos nestes estabelecimentos. O objetivo é colaborar com o escoamento da produção durante a pandemia do coronavírus.
"Estamos atuando rápido para que o estado tenha menos impactos durante a crise. Esses agricultores terão a garantia da venda do seu produto dentro de grandes redes que foram mantidas abertas, apesar das importantes restrições determinadas. Esse apoio é fundamental neste momento", disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

O primeiro negócio foi fechado entre uma grande rede de venda virtual e associações de produtores da Região Serrana, que vai possibilitar a venda de alimentos da linha hortifrutigranjeiros, como frutas, legumes e verduras. Os kits com os produtos foram entregues na última semana. Uma outra venda foi fechada com a rede de supermercados Zona Sul e os produtos serão entregues na capital esta semana.

Outras grandes redes já estão negociando a compra e as operações serão fechadas em breve, oferecendo assim mais um canal de venda para produtores da agricultura familiar.
Margarete C. Teixeira, gerente geral da Unacoop (União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro), comemora a iniciativa.
"A parceria está sendo sensacional e uma oportunidade única que chega num momento de calamidade,  mas que irá contribuir com vida e sobrevivência de nossa área rural. É primeira vez que teremos esta oportunidade", comenta.
Para disponibilizar seus produtos para as grandes redes, os agricultores precisam seguir alguns critérios como ofertar rastreabilidade, disponibilizar código de barras, documentação, entre outros parâmetros. A secretaria está apoiando e agilizando estes processos para os agricultores selecionados, além de fazer a ponte com as empresas.

Para ser incluído no projeto, os agricultores podem entrar em contato com a secretaria através do e-mail seappa@agricultura.rj.gov.br.

Comentários