Prefeito nas obras do hospital de campanha do Riocentro - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
Prefeito nas obras do hospital de campanha do RiocentroMarcos de Paula / Prefeitura do Rio
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Rio - O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) afirmou, em transmissão ao vivo no Facebook na noite deste domingo, 5, após uma reunião com o comitê científico municipal, que decidiu manter todas as medidas de afastamento social na capital fluminense.

Após analisar a curva de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade em uma reunião de mais de duas horas, o comitê formado por infectologistas, diretores de hospitais e médicos da rede pública decidiu por unanimidade que o isolamento tem que continuar.

"Levando em conta rede privada, hospitais federais, militares e estaduais, além dos municipais, chegamos a um número preocupante de 42 óbitos na cidade do Rio de Janeiro", disse o prefeito. "Não pode ter aglomeração", pediu.


A cidade do Rio já contabiliza 1.068 casos confirmados da covid-19, em 106 bairros. De maneira isolada, a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, tem o maior número de pacientes contaminados (115). Por região, a Zona Sul concentra mais pacientes diagnosticados com o vírus, num total de 424.

Somente em hospitais da rede municipal há 74 pessoas internadas com o novo coronavírus, um aumento de 13 em relação ao sábado. Nove óbitos foram confirmados nas unidades de saúde geridas pela administração municipal.

Crivella voltou a fazer um apelo para que idosos de comunidades do Rio aceitem a proposta da prefeitura para que se isolem em hotéis da cidade para evitar a doença. "Temos mil vagas em excelentes hotéis, até com vista para o mar", disse.
Publicidade
LEIA MAISFavela da Rocinha tem os primeiros quatro casos confirmados de coronavírus

Os acolhidos no programam são selecionados pelos médicos locais com base nas chances que têm de integrarem grupos de risco para o coronavírus. Hoje, há 16 idosos e quatro acompanhantes hospedados nos hotéis, em que a diária de R$ 120 é bancada pela prefeitura.

O prefeito anunciou ainda que a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, internada com o novo coronavírus na segunda-feira, teve alta e já está em casa.