- Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Ordem Pública (Seop) anunciou, nesta segunda-feira, que vai usar o sinal de celulares para identificar possíveis aglomerações na cidade. Os dados serão cedidos pela Tim que atuará em parceria com o Centro de Operações Rio. A tecnologia vai facilitar o trabalho dos agentes da Guarda Municipal e secretarias que já vinham atuando atendendo denúncias feitas pelo Disk Aglomeração (1746).
Segundo a secretaria, a ferramenta identifica locais cheios com base no sinal gerado pelas antenas dos aparelhos celulares dos usuários. Os dados geram uma imagem que é enviada diretamente de tempos em tempos para uma base de monitoramento no Gabinete de Crise, que foi montado no Riocentro.
Publicidade
Gutemberg Fonseca, gestor do Gabinete de Crise da Prefeitura contra a pandemia e secretário municipal de Ordem Pública, explica que embora a parceria seja apenas com uma companhia telefônica (Tim) os levantamento devem mostrar um número quase exato de pessoas. Para chegar a esse número, os dados vão cruzar a participação dessa empresa na região.
"Essa plataforma vai nos ajudar a atuar mais efetivamente para evitar as aglomerações que, neste momento, são nosso principal desafio na luta contra a doença", afirma Gutemberg.