Prefeitura vai usar sinal de celular para encontrar aglomerações

Secretaria de Ordem Publica firma parceria com operadora de telefonia para gerar dados

Por O Dia

-
Rio - A Secretaria de Ordem Pública (Seop) anunciou, nesta segunda-feira, que vai usar o sinal de celulares para identificar possíveis aglomerações na cidade. Os dados serão cedidos pela Tim que atuará em parceria com o Centro de Operações Rio. A tecnologia vai facilitar o trabalho dos agentes da Guarda Municipal e secretarias que já vinham atuando atendendo denúncias feitas pelo Disk Aglomeração (1746).
Segundo a secretaria, a ferramenta identifica locais cheios com base no sinal gerado pelas antenas dos aparelhos celulares dos usuários. Os dados geram uma imagem que é enviada diretamente de tempos em tempos para uma base de monitoramento no Gabinete de Crise, que foi montado no Riocentro.
Gutemberg Fonseca, gestor do Gabinete de Crise da Prefeitura contra a pandemia e secretário municipal de Ordem Pública, explica que embora a parceria seja apenas com uma companhia telefônica (Tim) os levantamento devem mostrar um número quase exato de pessoas. Para chegar a esse número, os dados vão cruzar a participação dessa empresa na região.
"Essa plataforma vai nos ajudar a atuar mais efetivamente para evitar as aglomerações que, neste momento, são nosso principal desafio na luta contra a doença", afirma Gutemberg.

Comentários