Na Av. Presidente Vargas, a pia já começou a ser utilizada por moradores de rua da região - Cléber Mendes
Na Av. Presidente Vargas, a pia já começou a ser utilizada por moradores de rua da regiãoCléber Mendes
Por André Arraes

Uma pia portátil e comunitária, instalada no Centro do Rio, já virou referência de proteção contra o novo coronavírus entre moradores de rua e profissionais que trabalham durante a pandemia. A ideia da instalação foi da engenheira de produção Ana Paula Rios. E ela não vai parar por aí. O projeto 'Pia do Bem' consiste em espalhar pias pela cidade, a fim de usá-las como forma de prevenção e higienização. O primeiro lavatório foi colocado, ontem, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos das Justiças Federais (Sisejufe).

Outras três estruturas estão sendo montadas para colocação, também no Centro da Cidade. Além dessas pias, o jogador Marcelo Vieira, lateral do Real Madrid, doou mais 100 unidades, que deverão ser instaladas a partir do dia 17 deste mês, em pontos do Centro e da Zona Sul da cidade.

De acordo com Ana Paula, a 'Pia do Bem' é um projeto que demanda participação da sociedade: qualquer pessoa ou empresa pode ajudar no reabastecimento de água, sabão e toalha de papel das estruturas. "Abastecendo o sistema duas vezes por dia, ao longo de um mês serão possíveis mais de 4.500 lavagens em uma única pia. Segundo o nosso estudo, o custo de cada lavagem é de apenas quatro centavos". explica a idealizadora.

A diretora do Sisejufe, Maria Eunice Barbosa, enaltece a relevância social da iniciativa: "Queremos apoiar toda e qualquer iniciativa dessa natureza, que milite em favor da vida, da saúde e da proteção dos mais vulneráveis", afirma.

 

Você pode gostar
Comentários