Carros da PM bloqueiam as ciclovias de Lebon e Ipanema fazendo com que pessoas e ciclistas passem por trás da viatura ou pela ruas, uma das medidas adotadas pela Polícia Militar para evitar aglomerações e conscientizar a população sobre o combate à doença
 - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Carros da PM bloqueiam as ciclovias de Lebon e Ipanema fazendo com que pessoas e ciclistas passem por trás da viatura ou pela ruas, uma das medidas adotadas pela Polícia Militar para evitar aglomerações e conscientizar a população sobre o combate à doença Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Por Julia Noia*

Para muitos cariocas, as medidas de isolamento social para evitar o contágio pela covid-19, estendidas até o dia 30 de abril, devem ser respeitadas à risca. Já para alguns, as regras implementadas pelo governo do estado foram quebradas durante o domingo ensolarado, e a tentação de sentir o sol na pele falou mais alto. Nas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul, a movimentação de pessoas no calçadão ainda é expressiva, contrariando as recomendações das autoridades.

Na hora de se exercitar, máscaras e regras de distanciamento mínimo de 1,5m são esquecidas por boa parte dos cariocas. Na Praia de Copacabana, um dos cartões-postais da cidade, ciclistas, famílias a passeio e corredores ainda curtem o domingo ao ar livre, muitos sem utilizar máscaras de proteção, obrigatórias para toda a população a partir de quinta-feira. A tranquilidade do passeio em meio à pandemia também é observada nas praias. Por toda a orla, surfistas e banhistas desrespeitam a medida de interdição.

Entretanto, enquanto moradores aproveitavam o sol, viaturas da Polícia Militar ficaram estacionadas ao longo da orla para recomendar a saída do calçadão, assim como retirar pessoas das praias. Segundo a PM, a prioridade é conscientizar a população de que a luta contra a covid-19 exige responsabilidade de todos, e grande parte da população acata as recomendações. Se não respeitar as restrições determinadas pelo governo do Estado, poderá ser conduzido à delegacia. 

Na orla, também é visto um cenário atípico em tempo de pandemia: clientes aguardando o pedido no balcão dos quiosques. O contato direto com o cliente foi evitado com a adoção do serviço delivery nos bares e restaurantes, também determinação do governo do estado.

Já na Zona Norte, o sol de domingo movimentou moradores para um dos maiores mercados a céu aberto do Rio, a Feira de Acari. A procura por variedades, de sapatos a eletroeletrônicos, gerou aglomeração e desrespeito às medidas de distanciamento implementadas.

População de rua

Na Zona Norte, o sol de domingo não tem a mesma felicidade. Dependentes químicos em condição de rua na Mangueira e no Maracanã vivem o cotidiano na aglomeração, e cuidados com a higiene não estão entre as prioridades, mesmo durante a pandemia. A Secretaria Municipal de Assistência Social garante que os pontos estão no roteiro de abordagens diárias das equipes, mas afirma que poucos aceitam os serviços.

Estagiária sob supervisão de Martha Imenes

 

Você pode gostar
Comentários