- Reprodução / Internet
Reprodução / Internet
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio informou, nesta segunda-feira, que já abriu, até agora, 346 leitos para o tratamento da covid-19, sendo 129 de UTI.  No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência na rede para pacientes com a doença, há 206 leitos abertos (131 de enfermaria e 75 de UTI). O total de leitos programados para o Gazolla é 381. Considerando toda a rede SUS na cidade do Rio de Janeiro – que inclui unidades de saúde da Prefeitura, as estaduais e federais – a taxa de ocupação dos leitos para Covid está, no momento, em 90%.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para abrir mais leitos nos próximos dias e, então, continuar aumentando a capacidade de internação na rede.

Com a chegada do material médico-hospitalar e equipamentos de proteção individual- EPI comprados na China antes mesmo da pandemia, a Prefeitura vai terminar de equipar o Hospital Ronaldo Gazolla e também o hospital de campanha, no Riocentro.

As duas unidades da Prefeitura juntas terão 881 leitos, sendo 301 de UTI para a Covid-19.

Entre os equipamentos comprados, estão 806 respiradores mais de 700 monitores essenciais para o tratamento de casos graves da doença. Parte dos equipamentos deverá chegar ao Rio de Janeiro na próxima semana. O prefeito Marcelo Crivella anunciou o lançamento de edital para contratação de mais mil leitos de UTI em unidades particulares.

As redes privadas poderão se inscrever e alugar seus leitos. O edital com os detalhes da contratação deverá ser publicado nesta quarta-feira (22/4).