Niterói aumenta restrição de circulação de pessoas de municípios vizinhos

A partir desta quinta, apenas pessoas que trabalhem na cidade poderão entrar no município

Por O Dia

Novas restrições começam a valer a partir desta quinta
Novas restrições começam a valer a partir desta quinta -
Rio - A Prefeitura de Niterói vai aumentar, a partir desta quinta-feira, o bloqueio da entrada de pessoas de municípios vizinhos na cidade da Região Metropolitana do estado. Agora, apenas pessoas que trabalhem em Niterói poderão entrar no município para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19).
"É fundamental que a gente promova o isolamento social em Niterói, mas que a gente estimule o isolamento social em outras cidades, restringir a circulação de (pessoas de) municípios vizinhos", disse o prefeito Rodrigo Neves (PDT), em transmissão ao vivo no Facebook da prefeitura, na noite de ontem (assista ao vídeo mais abaixo).
"Peço a vocês, amigos e amigas do Rio de Janeiro, de São Gonçalo, de Maricá, de outras cidades vizinhas, que ouçam os apelos dos prefeitos e a determinação das autoridades sanitárias e restrinjam a sua circulação nas ruas. Fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade, como a população de Niterói tem feito", pediu Neves.
MÁSCARAS
"Vamos ter que incorporar aos nossos hábitos diários a utilização dessas máscaras. Isso já é comum em países da Ásia, do Oriente, onde as pessoas, quando vão às ruas, utilizam as máscaras", destacou o prefeito.
Neves disse que o município fará a distribuição de 500 mil máscaras para a população até a próxima semana. Ele disse que outras 500 mil já foram entregues até então.
"Você que ainda não recebeu a máscara, pode fazer em casa, seja com uma fronha, um lençol, com uma camisa. Fato é que a partir de quinta-feira será obrigatória a utilização de máscara em ambientes como supermercados, mercados, em ambientes públicos na cidade, porque comprovadamente a utilização da máscara, nesse momento da propagação descontrolada do vírus, te protege e protege o próximo, e protege a cidade", defendeu.
O prefeito frisou que ninguém será multado ou levado para a delegacia por falta de uso do equipamento. Ele pede para que a população tenha consciência e "amor ao próximo".
"Mas nossos agentes públicos estarão nas ruas advertindo sobre a necessidade de utilizarmos máscaras quando estivermos nas ruas. Inclusive, os guardas municipais vão estar com máscaras que estão sendo produzidas por confecções da cidade, que serão distribuídas no momento da advertência para aqueles que não tiverem usando máscaras nos espaços públicos", contou.
Os números da covid-19 em Niterói, de acordo com a prefeitura:
. 238 casos confirmados
. 45 pacientes hospitalizados
. 13 internados em UTI
. 81 em quarentena em casa
. 96 pessoas curadas
. 16 mortes

Comentários