Rio de Janeiro 18/04/2020 - Higienizacao dos becos e vielas da comunidade do Babilonia. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro 18/04/2020 - Higienizacao dos becos e vielas da comunidade do Babilonia. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - Comunidades do Rio passarão por reforço na sanitização de áreas públicas, em auxílio ao combate do novo coronavírus. A ação será realizada por uma empresa especializada no serviço, contratada pela Cedae, com início previsto para esta sexta-feira, no Vidigal, Zona Sul do Rio. O objetivo é a desinfecção de vias, espaços públicos, becos, vielas e escadarias. O serviço será realizado uma vez por semana, de segunda a sábado
A desinfecção será conduzida por profissionais especializados que utilizarão equipamentos de proteção individual (EPIs) e nebulizador a frio para borrifar produto com efeito desinfetante nas vias e equipamentos públicos das comunidades onde irão atuar.
Publicidade
A Cedae destaca que, a técnica e o produto utilizados pela prestadora do serviço são os mesmos utilizados pelo governo chinês nas ruas do país como forma de combate ao novo vírus. O produto age como uma película que mata os micro-organismos do local (vírus, bactérias, fungos e ácaros).  forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até 30 dias, dependendo da ação externa e circulação de pessoas.
"Esta é uma iniciativa complementar de saneamento que, juntamente com o que já vem sendo realizado pela Companhia, buscam reforçar o combate ao novo coronavírus nas comunidades do Rio", disse Renato Lima do Espírito Santo, presidente da Cedae.
Publicidade
A Cedae ainda conta com 250 trabalhadores do setor operacional da Companhia que atuam diariamente somente em comunidades, atendendo demandas dos moradores. Essas equipes realizaram um total de 1670 atendimentos entre os dias 16 de março e 22 de abril.
Confira o cronograma até 30 de abril (a programação de cada semana de maio será divulgada na semana anterior do serviço):

24/04 – Vidigal

25/04 – Vila Parque da Cidade

25/04 – Chácara do Céu

27/04 – Mangueira

27/04 – Tuiuti

27/04 – Barreira do Vasco

28/04 – Jacarezinho

29/04 – Rio das Pedras

30/04 – Cidade de Deus  
Publicidade
A Comlurb também tem realizado a higienização e sanitização de comunidades do Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, nesta quarta-feira, 129 garis atuaram nas operações de higienização e combater possíveis focos da pandemia do coronavírus. Foram 40 comunidades atendidas, nas Zonas Norte, Sul e Oeste. A medida garante continuidade à ação iniciada no dia 9, na Rocinha, e que já atendeu 224 comunidades da cidade.