Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda - Divulgação
Hospital Regional Zilda Arns, em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Rio - A cidade do Rio não tem mais leitos de UTI disponíveis para tratar pacientes com covid-19 na rede estadual de Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde informa que só o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul fluminense, tem vagas disponíveis para tratar o novo coronavírus em todo o estado. As taxas de ocupação desta unidade são de 56% na enfermaria e 51% na UTI.
Todos os outros leitos destinados para a covid-19 estão ocupados. As vagas são liberadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs. 
Publicidade
Ao todo, 2.037 pacientes estão internados na rede estadual. Desses, 220 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal. 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, atualmente, a taxa de ocupação considerando toda as unidades da rede estadual é de 66% em leitos de enfermaria e 80% em leitos de UTI. Há duas semanas, as taxas eram de 41% e 63%, respectivamente. 

Neste momento, 773 pacientes estão internados na capital em unidades das três esferas por suspeita ou confirmação da Covid, sendo 261 em UTI.

A SES informa que, até o momento, 521 novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid foram abertos em todo o estado do Rio de Janeiro. Desse total, 256 são UTIs e 265 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 137 leitos para o tratamento da Covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.

Neste sábado (25), o primeiro hospital de campanha do estado será inaugurado, no Leblon, com 200 leitos, sendo 100 de UTI. A unidade é custeada pela iniciativa privada, encabeçada pela Rede D’or. Outros 400, no Maracanã, tem previsão de abertura nos primeiros dias de maio.

A SES informa que entregou, na quarta-feira (22), 37 novos respiradores às unidades estaduais. A secretaria reforça que aguarda a entrega de novos kits com respiradores e monitores pelo Governo Federal para a abertura de leitos no estado e apoio aos municípios na abertura de leitos próprios.

Além da unidade no Leblon, de acordo com o cronograma, a secretaria vai disponibilizar outros 1,8 mil leitos em 8 hospitais de campanha e um modular, que serão inaugurados de forma gradativa no mês de maio em várias regiões do estado, de acordo com a evolução da pandemia.

Unidades destinadas Covid
Publicidade
Rio de Janeiro
Instituto do Cérebro (44 UTI)
Hospital Anchieta (14 UTI e 61 enfermaria)
Hospital Universitário Pedro Ernesto (51 UTI e 48 enfermaria)
Instituto de Infectologia São Sebastião (7 UTI)

Niterói
Instituto Estadual do Tórax Ary Parreiras (10 UTI e 7 enfermaria)

Volta Redonda
Hospital Regional Zilda Arns (80 UTI e 149 enfermaria)

Vassouras
Hospital Universitário de Vassouras (50 UTI)