Após uma autoavaliação, o usuário pode ser chamado para realizar um teste para a covid-19
 - DIVULGAÇÃO
Após uma autoavaliação, o usuário pode ser chamado para realizar um teste para a covid-19 DIVULGAÇÃO
Por O Dia
Entrou em funcionamento na última terça-feira o aplicativo Dados do Bem, que planeja fazer o mapeamento da disseminação da covid-19 no Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido por médicos, pesquisadores e cientistas da informação, vai promover testes gratuitos no estacionamento do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, e tem o objetivo de ajudar no combate à pandemia.
O interessado em participar da pesquisa deve baixar o aplicativo Dados do Bem, disponível nos sistemas Android e iOS, e se cadastrar. De forma anônima, ele responderá um questionário sobre sintomas da covid-19 e seu histórico de saúde e, se a chance de estar infectado forem grandes, será chamado para realizar o teste.
Publicidade
Quem tiver resultado positivo ainda poderá indicar até cinco pessoas com quem teve contato recentemente para serem convidadas para fazer a autoavaliação no aplicativo.
A iniciativa é uma parceira entre o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e a Zoox, que vai permitira criação de mapas de distribuição da covid-19, a identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população.
Publicidade
"Trazer uma grande massa de dados e a inteligência artificial para o controle da epidemia é talvez uma das estratégias mais efetivas de que podemos dispor atualmente. Essas ferramentas permitem o entendimento da dinâmica de transmissão do novo coronavírus e a evolução da epidemia, para o planejamento de ações de contenção mais efetivas", explica Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do Idor e da Fiocruz.