Instituto Penal Cândido Mendes confirma óbito de homem por covid-19 - Reprodução/Google Street View
Instituto Penal Cândido Mendes confirma óbito de homem por covid-19Reprodução/Google Street View
Por O Dia
Rio - Mais dois presos morreram por coronavírus em penitenciárias do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que até o momento, foram três óbitos confirmados entre os detentos por conta das complicações causadas pelo covid-19.

As duas vítimas eram internos, de 66 e 80 anos. Eles cumpriam pena, respectivamente, no Instituto Penal Cel. PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio e no Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro do Rio de Janeiro.

Segundo a Seap, após necessitar de atendimento médico, o preso de de 66 anos, foi encaminhado ao Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, no último dia 23. O material para realização do exame para o coronavírus foi colhido no dia seguinte, dia 24, e, após complicações em seu quadro de saúde, o preso faleceu nesta quarta-feira.
O Instituto Penal Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, hoje, é uma unidade destinada a pessoas com mais de 60 anos e tem capacidade para 60 internos. Atualmente, o local atende 53 presos.

O interno, de 80 anos, também foi encaminhado ao Pronto Socorro Geral Doutor Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, onde faleceu no último dia 20. A confirmação de morte por covid-19 saiu na noite desta quarta-feira. O Instituto Penal Cândido Mendes, atualmente, também é uma unidade destinada a pessoas com mais de 60 anos.
Publicidade
A primeira morte por covid-19 nas penitenciárias do Rio aconteceu no último dia 15, também o Instituto Penal Cândido Mendes. A vítima era um idoso de 73 anos que estava preso desde outubro de 2017.

A Seap lamentou as mortes dos internos e esclareceu que a equipe de saúde da Secretaria monitora todos os internos das unidades.

Outras medidas importantes foram adotadas, como:

Distribuição de máscaras aos detentos das unidades;
Verificação de oximetria e frequência cardíaca e temperatura corporal de todos os internos;
Atendimento médico e de enfermagem aos internos que se encontram no isolamento;
Intensificação na higienização da unidade;